Área do Cliente

As vendas de veículos elétricos e híbridos registraram recorde no último mês de outubro. Isso é o que destaca uma publicação do site Rodaverde, na qual aponta que o crescimento do setor automotivo elétrico nacional já supera os volumes de vendas pré-pandemia. Até o mês de outubro, as vendas de veículos elétricos ou híbridos superaram 15 mil unidades, ou seja, os emplacamentos até essa data já superam as vendas totais de 2019 em 35%. A mobilidade elétrica é uma alternativa para a redução das emissões de carbono em todo o mundo, ajudando, assim, a atingir as metas sustentáveis estabelecidas pelo Acordo de Paris.

Se comparadas as vendas de híbridos e elétricos com o mês de setembro deste ano, o aumento foi quase de 100%, sendo que os modelos híbridos – com um motor elétrico e outro a combustão – representam quase 93% das vendas na categoria. A Toyota Motor Corp. (dona da Toyota e Lexus) segue na liderança entre os híbridos, seguida de perto pela Volvo e Porsche. Já para os veículos totalmente elétricos, o modelo Leaf da Nissan e o Kangoo da Renault lideraram as vendas em outubro, enquanto, durante alguns meses, o Audi E-Tron dominou as vendas entre os elétricos.

A pandemia afetou mais profundamente as vendas de veículos totalmente elétricos, especialmente em abril. Todavia, o volume de vendas dos modelos elétricos tem aumentado nos últimos meses, especialmente em outubro. Já os híbridos registraram retomada desde maio, atingindo em outubro o segundo mais volume da história no País, com 2.043 emplacamentos. O Toyota Corolla representa 53% das vendas dos modelos híbridos em território nacional.

Crescimento de 221% no primeiro semestre

Mesmo com os impactos da pandemia, o segmento registrou aumento de 221% entre janeiro a junho deste ano sobre o mesmo período de 2019. Isso é o que aponta uma reportagem da Exame, com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos elétricos Automotores (Anfavea). Conforme publicação do site Insideevs, nos seis primeiros meses deste ano foram vendidos 7.568 veículos eletrificados – 100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in –, enquanto no ano passado foram emplacados 2.356 exemplares da mesma categoria.

Ainda em estágio inicial no Brasil, os modelos eletrificados apresentam crescimento na contramão dos tradicionais modelos a combustão, que estão em baixa. Atualmente, a frota de veículos híbridos ou totalmente elétricos é de aproximadamente 30 mil unidades.

Infraestrutura

Concomitantemente à expansão dos modelos elétricos, a infraestrutura de carregamento desses modelos deve estar pronta para receber a demanda desse mercado. Algumas montadoras e empresas do setor renovável já desenvolvem iniciativas de eletropostos, localizados, principalmente, na região Sudeste, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Conforma já noticiamos aqui no blog da SunVolt, são cerca de 300 eletropostos localizados em rodovias, shoppings, supermercados e centros comerciais.

Contudo, para estimular o crescimento desse setor, é necessário ampliar a quantidade de postos de recarga de veículos elétricos em todo o País.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O crescimento dos veículos elétricos vai ao encontro de um mundo mais verde e sustentável. Esses modelos, inclusive, podem ser melhor aproveitados juntos a sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Dessa forma, o consumidor gera a própria eletricidade solar através de painéis solares instalados em telhados, fachadas ou terrenos de casas, empresas ou propriedades rurais e recarrega o seu veículo sem gastar mais nas suas contas de luz.

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar fotovoltaica, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://rodaverde.com/blog-noticias/as-vendas-de-veiculos-eletricos-e-hibridos-batem-recorde-em-outubro—99’

‘https://exame.com/inovacao/vendas-de-carros-eletricos-no-brasil-crescem-221-no-primeiro-semestre/’

‘https://insideevs.uol.com.br/news/447744/vendas-carros-eletricos-brasil/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/ev-cobran%C3%A7a-ve%C3%ADculo-el%C3%A9trica-5704430/’

Compartilhe: