Área do Cliente

As vendas de veículos elétricos cresceram no Brasil em 2019, segundo reportagem exibida no Jornal Nacional. A matéria visitou uma montadora de veículos elétricos que já está há cinco anos em território nacional e atingiu o maior patamar de vendas mensais da América Latina, com 150 veículos elétricos vendidos. A projeção de vendas para 2020 só aumenta e a estimativa é que esses números sejam multiplicados por dez no próximo ano. Na última década, foram vendidos aproximadamente 20 mil veículos híbridos (com motores a combustão e elétrico) e totalmente elétricos. A previsão é que esse número dobre no ano que vem.

As principais vantagens do uso de veículos elétricos estão no retorno financeiro e na contribuição ao meio ambiente. O custo operacional de veículos elétricos é menor se comparado aos tradicionais modelos a combustão. A reportagem entrevistou empresários que apostaram em carros, caminhões e ônibus elétricos para suas frotas e a resposta foi de um custo entre 60% a 65% menor do que a operação com veículos a diesel. O retorno do investimento nos veículos elétricos para os entrevistados está em torno de sete anos. Ao trocar a frota por ônibus e caminhões com motores elétricos, por exemplo, deixou-se de emitir de 14 a 20 toneladas de gases poluentes ao mês na atmosfera.

Outra vantagem destacada na matéria foi o baixo custo de manutenção dos veículos elétricos, além do custo por quilômetro rodado ser até 90% menor, se comparado a veículos a combustão. Esse aumento nas vendas e nas perspectivas positivas de mercado estão ligados a um novo modelo de negócios no qual as empresas oferecem um pacote com aluguel, manutenção e a energia elétrica produzida a partir de usinas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em eletricidade para abastecer os veículos em qualquer lugar do País.

Tecnologia de carregamento de veículos elétricos

Uma nova tecnologia de carregamento de veículos elétricos promete recarregar as baterias em apenas 10 minutos. Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, no Estados Unidos, afirmam ter desenvolvido uma bateria que pode ser carregada a temperatura de 60oC e, consequentemente, melhorar o desempenho e velocidade de recarga. Todavia, o carregamento em temperaturas mais altas se mostrou mais eficiente, mas longos períodos de calor intenso degradam mais rapidamente as baterias. Os cientistas afirmam que o novo dispositivo pode sofrer 2.500 ciclos de recargas, suficiente para rodar mais de 800 mil km.

Segundo o autor da pesquisa, Chao-Yang Wang, em entrevista ao site PV Magazine, “a tendência de 10 minutos é para o futuro e é essencial para a adoção de veículos elétricos, porque resolve o problema da autonomia”.

Recarga ultrarrápida no Brasil

Um projeto de instalação de uma rede de recarga ultrarrápida no Brasil deve cobrir 2,5 mil quilômetros em rodovias nas região Sudeste e Sul do País. Segundo informações do portal RodaVerde.com, o projeto será liderado pela EDP, montadores e fornecedores de equipamentos de carregamento. As primeiras inaugurações estão programadas para o próximo ano, e a conclusão da obra está prevista para até três anos. Os postos de carregamento elétrico ultrarrápido poderão reabastecer 80% da bateria de um carro em 25 a 30 minutos.

As estações de recarga serão instaladas a uma distância de no máximo 150 quilômetros nas rodovias: Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar fotovoltaica é uma grande aliada no crescimento dos veículos elétricos em todo o mundo, pois garante energia elétrica 100% renovável para abastecimento dos modelos. Se você gostou destas novidades e quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Gere a sua própria eletricidade solar, economize nas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável.

Acesse nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br e compre online todos equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/12/25/vendas-de-veiculos-eletricos-cresceram-no-pais-em-2019.ghtml’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/ja-e-possivel-carregar-um-veiculo-eletrico-em-10-minutos/’

‘https://rodaverde.com/blog-noticias/agora-vai-instalacao-da-primeira-rede-de-recarga-ultrarrapida-de-veiculos-eletricos-do-brasil—21’

Fonte da imagem: ‘https://abrilexame.files.wordpress.com/2016/09/size_960_16_9_carro-eletrico-na-alemanha7.jpg’

Compartilhe: