Área do Cliente

A mineradora brasileira Vale terá um dos maiores sistemas de armazenamento de energia elétrica do País. A empresa anunciou a instalação de baterias íon-lítio fabricadas pela Tesla para armazenamento de eletricidade no terminal Ilha Guaíba, no Rio de Janeiro, para suprir a demanda de eletricidade do porto. Segundo informações do portal PV Magazine, uma plataforma carregará sempre que a demanda de energia for baixa, para que possa fornecer eletricidade na alta demanda. Esse tipo de aplicação das baterias é conhecido como “Peak Shaving”.

De acordo com a publicação, o sistema BESS (Battery Energy Storage Systems) vai reduzir o custo da energia elétrica no porto em quase 20% ao substituir o abastecimento pela rede elétrica durante o pico de demanda, quando o custo por watt é maior. O sistema de baterias da Tesla tem capacidade de armazenamento de 10 megawatts-hora (MWh) e faz parte do programa Power Shift da companhia, que tem como objetivo de construir uma locomotiva 100% elétrica (com baterias).

A mineradora explora produtos como níquel, cobalto e cobre, que podem contribuir para iniciativas de energia limpa, inclusive na fabricação de baterias para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de fontes renováveis. A Vale anunciou recentemente o investimento de pelo menos US$ 2 bilhões (quase R$ 11 bilhões) na redução das emissões diretas e indiretas de poluentes em 33% até 2030. Segundo o diretor de metais básicos da companhia, Mark Travers, em entrevista ao site Época Negócios, a Vale quer zerar as emissões de carbono até 2050.

‘O sol não será taxado’, reafirma Bolsonaro

O sol não será taxado. Isso foi o que reafirmou o presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração de uma usina de energia solar fotovoltaica no município de Caldas Novas, Goiás. De acordo com a Agência Brasil, o presidente voltou a se colocar contra a cobrança de taxas sobre a geração de eletricidade solar, afirmando que o “o sol não será taxado”. Em janeiro, ele já tinha afirmado, após conversas com representantes do Congresso, que a taxação sobre a geração de energia solar estava “sepultada”.

O presidente adotou postura mais firme contra a taxação da energia solar depois que uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propor mudanças nos subsídios concedidos à geração e compensação de energia elétrica produzida por usinas solares de geração distribuída. A medida foi revista depois pela agência reguladora.

Participaram do evento o ministro de Minas e Energia, Bento Gonçalves, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A tecnologia de baterias para armazenamento de energia elétrica pode ser utilizada também junto à geração de energia solar fotovoltaica, maximizando a produção elétrica e a disponibilidade, sem depender da infraestrutura de rede.

Aproveite todas as vantagens da energia solar fotovoltaica: economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um meio ambiente mais verde e com menos emissões de gases poluentes. Tenha o seu próprio sistema fotovoltaico com painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a gerar eletricidade limpa e renovável a partir da captação da irradiação solar durante todos os dias para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre já em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/vale-instala-um-dos-maiores-sistemas-de-armazenamento-de-energia-do-brasil-com-baterias-tesla/’

‘http://www.vale.com/brasil/en/aboutvale/news/pages/vale-is-installing-at-ilha-guaiba-terminal-tig-in-rio-de-janeiro-one-of-the-countrys-largest-battery-energy-storage.aspx’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/08/vamos-investir-us-2-bi-em-projetos-de-baixo-carbono-diz-diretor-da-vale.html’

‘https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/bolsonaro-auxilio-e-pouco-para-quem-recebe-e-muito-para-quem-paga’

‘https://www.acusticafm.com.br/noticias/35006/o-sol-nao-sera-taxado-diz-bolsonaro-sobre-energia-solar.html’

Fonte da imagem: ‘https://pbs.twimg.com/media/EgcAPB_U0AIIQJt.jpg’

Compartilhe: