Área do Cliente

Com o número cada vez maior de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em todo o Brasil, há cada vez mais procura por profissionais capacitados para instalação e manutenção dos painéis fotovoltaicos. Somente no ano passado, o número de sistemas de energia solar instalados em residências atingiu cerca de 16 mil conexões, frente às 7 mil unidades de 2016, ou seja, um crescimento maior de mais de 100%, impulsionados principalmente pela diminuição de custo dos painéis solares que transformam a irradiação solar em eletricidade limpa e renovável.

Aproveitando esse cenário, o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), vai oferecer dois novos cursos voltados ao setor fotovoltaico. Esses cursos deverão oferecer aos profissionais de diversos setores mais informações e capacitação para trabalhar com instalação dos painéis fotovoltaicos para sistemas de mini e microgeração distribuída. As inscrições para os cursos já estão abertas, segundo comunicado da universidade.

O primeiro curso é chamado de Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, no qual os alunos aprenderão sobre o dimensionamento básico de sistemas fotovoltaicos; a leitura de mapas solarimétricos, que revelam a incidência de radiação solar em diversos países; os procedimentos para instalação dos painéis fotovoltaicos, a ligação do sistema de geração de energia distribuída no quadro de força, os passos para a configuração na central de monitoramento e até mesmo as etapas de solicitação de conexão junto à concessionária de energia local, responsável pela distribuição de energia elétrica.

Esse curso é voltado para qualquer pessoa interessada em investir no setor fotovoltaico e que queira começar a trabalhar na área. Já o segundo curso é destinado a profissionais específicos do ramo de engenharia elétrica. Chamado de Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst, no qual os interessados vão aprender a projetar sistemas fotovoltaicos em três dimensões com a utilização de um programa específico. Nesse software, os alunos vão trabalhar sombreamento, projeção em telhados, lajes, estacionamentos, além de estudarem a viabilidade financeira do sistema de geração de energia solar fotovoltaica proposto.

Cada um dos cursos conta com 60 vagas disponíveis e os alunos poderão aprender na prática como instalar uma pequena usina fotovoltaica. O próprio sistema de geração de energia solar fotovoltaica da USP de São Carlos, instalado na cobertura de um dos prédios do campus, será usado como demonstrativo durante as aulas.

Sistema de energia solar

A usina de microgeração da USP levou três semanas para ser instalada e possui potência de 3.100 watts, com produção mensal média de 486 quilowatts-hora (kWh). A quantidade de energia produzida representa o consumo médio mensal de uma casa com cinco moradores. São 12 painéis fotovoltaicos que recebem 270 watts de potência cada um. Eles são ligados a dois circuitos e um inversor – que transforma a eletricidade produzida a partir do sol em corrente alternada, gerando energia elétrica para consumo.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou desta novidade? Se você quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica e economizar nas suas contas de luz, invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Não perca tempo e tenha já o seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica produzindo energia elétrica através de painéis fotovoltaicos instalados sobre o telhado da sua propriedade.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades sobre energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://jornal.usp.br/universidade/extensao/usp-sao-carlos-tem-curso-para-instalar-e-projetar-sistemas-de-energia-solar/’

‘http://www.sel.eesc.usp.br/sel/?p=5773’

‘https://jornal.usp.br/universidade/voce-sabia-que-a-usp-tem-uma-usina-de-energia-solar/’

Fonte da imagem: ‘https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20180515_00_painel_placa_solar_energia_instalacao-768x403.jpg’

Compartilhe: