Área do Cliente

A usina de geração de energia solar fotovoltaica Pirapora I foi nomeada pela Infrastructure Journal Global (IJGlobal) como o acordo multiempresarial do ano na América Latina. A usina solar Pirapora I pertence a empresa francesa EDF, que adquiriu 80% da usina junto à fabricante de painéis fotovoltaicos Canadian Solar, e tem capacidade instalada de 191,5 megawatts (MW) de geração de eletricidade solar. A Canadian Solar mantém 20% de participação na usina de Pirapora. O empreendimento fotovoltaico está localizado no estado de Minas Gerais e começou a gerar energia elétrica em novembro do ano passado.

A premiação do IJGlobal é realizada todos os anos para destacar os melhores empreendimentos de geração de energia elétrica e infraestrutura de cada região. Em comunicado à imprensa, o presidente da Canadian Solar, o Dr. Shawn Qu, afirmou que a companhia está contente com o reconhecimento da contribuição junto a EDF para o desenvolvimento de uma das maiores usinas solares do Brasil. “A América Latina é um mercado muito importante e esperamos aumentar os investimentos em energia solar na região”.

“A usina de Pirapora I está entre os primeiros projetos de energia solar a conseguir financiamento próprio no Brasil”, ressaltou Shawn Qu. Pirapora conseguiu financiamento através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como um dos maiores bancos de fomento e desenvolvimento do mundo, o BNDES destina os melhores termos de crédito para projetos de energia renovável, com objetivo de induzir o desenvolvimento de projetos renováveis, diminuindo o impacto ambiental no processo de geração de energia elétrica.

O compromisso de financiamento da usina de Pirapora inclui também um aporte fornecido pela instituição privada do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Banco Itaú, Banco Société Générale Brasil S.A. e o Banco ABC Brasil S.A também concederam financiamento para a construção da usina como subscritores de uma debênture, ou seja, na emissão de títulos de crédito garantidos pelo patrimônio do emitente.

Para o CEO do grupo EDF Energies Nouvelles, Bruno Fyot, o prêmio destaca a excelência da geração de energia solar fotovoltaica na usina de Pirapora e consolida o interesse da companhia na realização de projetos de geração de energia solar fotovoltaica em grande escala, compreendendo a inovação, desenvolvimento local e conteúdo socioambiental. Os prêmios concedidos pela IJGlobal são selecionados anualmente por um grupo de especialistas.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou desta novidade? Aproveite você também para gerar a sua própria energia elétrica residencial através de painéis fotovoltaicos, invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para a sua casa e comece a economizar nas contas de luz. Entre em contato conosco e saiba como você pode ter o seu sistema de micro ou minigeração de energia solar fotovoltaica instalado no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural e economizar nas contas de luz.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais vantagens da energia solar fotovoltaica.

Fontes: ‘http://investors.canadiansolar.com/phoenix.zhtml?c=196781&p=irol-newsArticle&ID=2342355’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/2018/04/13/premio-al-acuerdo-latinoamericano-del-ano-para-el-proyecto-solar-pirapora-i/’

‘https://www.prnewswire.com/news-releases/canadian-solar-and-edf-renewables-win-ijglobal-latin-america-multisourced-deal-of-the-year-award-for-pirapora-i-solar-project-300628805.html’

Fonte da imagem: ‘https://static.pulse.ng/img/world/crop7579359/0075292762-chorizontal-w1600/0c7d5949915b048de4cd2c134a503fdf7773c6d5.jpg’

Compartilhe: