Área do Cliente

Uma usina de geração de energia solar fotovoltaica será construída no município de Linhares, no Espírito Santo, com capacidade de geração de 2,4 gigawatts-hora (GWh) ao ano. Essa será a maior usina solar fotovoltaica em potência instalada já construída no estado. A energia elétrica de fonte solar gerada pela usina é capaz, por exemplo, de abastecer mensalmente a 803 residências com o consumo médio de 250 quilowatts-hora (kWh) ao mês ou 3 megawatts-hora (MWh) por ano. As informações foram divulgadas pela concessionária de energia EDP, responsável pela construção do empreendimento.

A planta solar será composta por mais de 3.700 módulos fotovoltaicos e vai ocupar uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados. Segundo estimativa da empresa, a energia elétrica gerada pelos painéis solares vai evitar a emissão de 186,93 toneladas de dióxido de carbono (CO2) – gás poluente agravante do efeito estufa – o que equivale ao plantio de cerca de 1.400 árvores. A usina fotovoltaica é resultado de um contrato firmado entre a concessionária de energia e uma empresa metalúrgica, que deve economizar cerca de R$ 360 mil em suas contas de luz ao ano.

O empreendimento de geração de energia solar fotovoltaica de grande escala contará com uma tecnologia chamada tracking, na qual as estruturas onde os módulos solares são instalados se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares, o que garante maior eficiência na geração de energia elétrica renovável a partir do sol. Segundo o presidente nacional da EDP, Miguel Setas, a nova usina solar em território capixaba é um projeto que representa novas oportunidades de geração de energia elétrica a partir da fonte renovável. A usina ajudará a reforçar a estrutura energética do Espírito Santo e é uma área que vai se desenvolver muito rapidamente nos próximos anos”, afirmou.

Durante a cerimônia de assinatura de contrato, o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que a construção da usina fotovoltaica em Linhares deve ser celebrada pela população. “É uma alegria participar deste momento. Inclusive, eu tenho o desejo de fazer um projeto semelhante na Residência Oficial, para que se transforme em uma unidade demonstrativa de propaganda de energia renovável, com agenda de visitas e uma utilidade social maior”, explicou.

O estado possui um ótimo índice de irradiação solar, segundo o estudo “A Energia Solar no Espírito Santo - Tecnologias, Aplicações e Oportunidades”, produzido pela Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A conclusão da maior usina fotovoltaica do Espírito Santo está prevista para o segundo semestre deste ano.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar fotovoltaica traz diversos benefícios para quem investe na tecnologia: alta economia nas contas de luz, valorização do imóvel e a diminuição das emissões de gases poluentes. Aproveite você também as vantagens da energia solar e invista em um sistema fotovoltaico de microgeração para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Nós da SunVolt somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções de ponta a ponta, desde o projeto, instalação, homologação junto à distribuidora de energia, até a manutenção dos sistemas fotovoltaicos.

Entre em contato conosco e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www.edp.com.br/noticias/edp-vai-construir-maior-usina-solar-do-espirito-santo-para-a-brametal’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/edp-anuncia-construcao-da-maior-usina-solar-em-territorio-capixaba.html’

‘https://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/02/2019/usina-solar-sera-instalada-no-espirito-santo’

‘http://eshoje.com.br/maior-usina-solar-do-es-sera-construida-em-linhares/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/photos/solar-solar-power-solar-panels-2796474/’

Compartilhe: