Área do Cliente

O governo federal inaugurou a primeira etapa da usina flutuante de geração de energia solar fotovoltaica no reservatório de Sobradinho. Instalada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na represa da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, a usina com painéis solares instalados sobre flutuadores aproveita a grande área da represa e tem capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp) de eletricidade solar, suficiente para abastecer cerca de 2 mil casas populares. As informações são do portal Época Negócios.

De acordo com a reportagem, o objetivo do governo é usar a iniciativa como exemplo de sucesso e ampliar o modelo de geração de energia híbrida – hidrelétrica e solar – para atrair investimentos privados e promover leilões de energia renovável na área de transposição do Rio São Francisco. Segundo os ministérios de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Regional, é possível aumentar o potencial energético do Projeto de Integração do Rio São Francisco, hoje estimado em 3,5 gigawatts (GW), além de garantir recursos para o bombeamento das águas, que custam R$ 300 milhões ao ano.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou durante a inauguração da usina solar flutuante de Sobradinho que o “solo escaldante e o calor abundante vão gerar energia para que os motores funcionem e irriguem” o sertão. “Essa nova forma de buscar energia com placas fotovoltaicas em cima de um lago como esse aqui é bem-vinda ao Brasil”, ressaltou o presidente. Bolsonaro destacou ainda que, se todo o potencial de geração de energia solar no espelho d’água de Sobradinho fosse utilizado, seria possível gerar 60% mais energia elétrica do que as próprias turbinas da hidrelétrica. A área do reservatório é de 4,2 mil quilômetros quadrados, e a hidrelétrica tem potência instalada de um pouco mais de 1 GW.

Usina solar flutuante de Sobradinho

A instalação fotovoltaica flutuante em Sobradinho tem 3.792 módulos fotovoltaicos, ocupando uma área total de 11 mil m2, e é fixada ao fundo do lago por cabos. A segunda etapa do projeto terá uma nova usina de geração de energia solar fotovoltaica em flutuadores sobre o mesmo reservatório e, quando concluída, a capacidade instalada total será de 2,5 MWp. O investimento nas duas plantas fotovoltaicas flutuantes soma R$ 56 milhões.

A Chesf ainda prevê a instalação de um sistema fotovoltaico semelhante no reservatório da Usina de Boa Esperança, no Piauí, com capacidade de 1,25 MWp, a ser instalada ainda no próximo ano.

Isenção de ICMS para microgeração no Mato Grosso

A microgeração de energia em sistemas de compensação está isenta do de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) no estado do Mato Grosso até 2027. A norma passou a vigorar a partir da sanção da Lei Complementar (LC) 631/2019, segundo informações do site da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Após o prazo de vigência da lei, o estado vai cobrar 27% de imposto sobre a microgeração distribuída, conforme afirmou o presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás (Sindenergia), Eduardo Oliveira. Para o autoconsumo remoto, a cobrança do ICMS será integral.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou destas novidades? As usinas fotovoltaicas são de fácil implementação, podendo aproveitar a área das grandes hidrelétricas para produzir energia elétrica renovável a partir da luz do sol, como também podem ser instaladas usinas menores em casas, empresas, prédios e propriedades rurais. Se você também quer aproveitar as vantagens da energia solar, invista no seu próprio sistema fotovoltaico residencial e economize até 98% nas suas contas de luz. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Continue acessando o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/08/usina-solar-flutuante-e-inaugurada-no-reservatorio-de-sobradinho.html’

‘https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/08/05/inaugurada-1a-etapa-de-usina-solar-flutuante-em-reservatorio-da-bahia.ghtml’

‘https://www.youtube.com/watch?v=g-N3vKxDso4’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/microgeracao-esta-isenta-ate-2027.html’

Fonte da imagem: ‘http://imagens.ebc.com.br/R-gDWf5FCAkWOzxb8RXDb79IldE=/1140x760/smart/http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/20181128_mme_sc_3431_46040895402_o.jpg?itok=Q9KygrgA’

Compartilhe: