Área do Cliente

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai ter uma linha circular no seu campus com ônibus elétricos. Uma reportagem do jornal Correio revelou que a instituição de ensino publicou um edital para contratação de uma empresa que irá operar a linha interna com os veículos elétricos produzidos pela chinesa BYD, que possui fábrica de veículos elétricos e equipamentos fotovoltaicos em Campinas, no interior de São Paulo. A abertura do pregão eletrônico está programada para o dia 10 de fevereiro.

O ônibus elétrico da Unicamp fará trajetos dentro do campus da universidade e servirá para estudos de mobilidade e uso de veículos movidos a eletricidade. A programação da linha circular será de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados, das 6h30 às 23h30, com intervalos programados de pelo menos cinco minutos entre as viagens. O edital prevê ainda a circulação dos ônibus elétricos aos finais de semana e em feriados até três vezes ao ano. O modelo do veículo elétrico adquirido é um BYD D9W, com características e acessibilidade iguais aos modelos tradicionais de transporte coletivo, mas com o diferencial de ser sustentável e não emitir poluentes.

De acordo com a notícia, a inclusão do ônibus movido a energia elétrica no sistema de transporte da Unicamp é parte de um projeto chamado Campus Sustentável, iniciado em 2018, em parceria com a distribuidora local de energia CPFL e com investimento em programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa busca melhorar a infraestrutura do campus, além de servir como objeto de estudo de novas tecnologias e transformar a universidade no maior “laboratório vivo” da América Latina.

O programa de P&D já foi responsável pela instalação de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica na Unicamp, com capacidade instalada de 543 quilowatts-pico (kWp). Além da usina solar, a iniciativa também focou na eficiência energética e trocou 41 aparelhos de ar condicionado obsoletos por modelos mais modernos e com menor consumo de energia elétrica, além da substituição de 3 mil lâmpadas por novas de tecnologia LED. Essa primeira fase do projeto teve investimentos de R$ 3,2 milhões e ajudou a evitar a emissão de aproximadamente 100 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o equivalente ao plantio de 600 árvores.

Cade dá aval para empresa comprar projetos solares no Ceará

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concedeu autorização ao grupo canadense de gestão de ativos Brookfiel para aquisição de um conjunto de projetos de geração de energia solar na região Nordeste do Brasil. De acordo com informações da Época Negócios, a empresa assumirá projetos solares a serem construídos no Ceará, com capacidade instalada total de 278 megawatts (MW). Esse é o primeiro investimento em geração de energia solar fotovoltaica da companhia no Brasil.

O valor da transição de ativos não foi revelado pelo Cade. Os empreendimentos de geração de energia solar no Ceará vão produzir eletricidade para abastecer o sistema elétrico a partir de 2022.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Sabia que você pode gerar a sua própria energia elétrica através da luz do sol em casa? Invista em um sistema de geração de energia solar para a sua residência, empresa ou propriedade rural, economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para a diminuição das emissões de gases poluentes.

Aproveite todas essas vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento. Ou acesse nossa loja online www.sunvoltshop.com.br e compre com total segurança todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/01/campinas_e_rmc/896071-unicamp-tera-onibus-circular-eletrico.html’

‘https://diariodotransporte.com.br/2020/01/28/unicamp-vai-contratar-empresa-para-operar-onibus-eletrico-no-campus/’

‘http://noticiasdecampinas.com.br/noticias/unicamp-vai-contratar-empresa-para-operar-onibus-eletrico-no-campus/’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/01/brookfield-tem-aval-do-cade-para-compra-de-projetos-de-energia-solar-no-brasil.html’

Fonte da imagem: ‘https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcT6prtbSP6gPs6pFmrPh8aoiPhlH03341vBIYEKml0EbJzCo9k3’

Compartilhe: