Área do Cliente

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou a primeira usina de geração de energia solar fotovoltaica no campus de Barão Geraldo. A usina solar tem capacidade instalada total de 530 quilowatt-pico (kWp), distribuídos em: 344 kWp no Ginásio Multidisciplinas; 94 kWp na Faculdade de Engenharia e de Computação (FEEC); 38 kWp no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético/Centro de Estudos de Petróleo (Nipe/Cepetro); 37 kWp na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC); 23 kWp na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp); e 4 kWp no Museu Exploratório de Ciências.

Segundo informações disponibilizadas no site da instituição de ensino, a capacidade instalada do sistema fotovoltaico seria capaz de abastecer o consumo de energia elétrica de até 450 casas durante um ano, gerando economia nas contas de luz de até R$ 2 milhões ao ano. A Unicamp gasta, anualmente, cerca de R$ 26 milhões com tarifas elétricas. A expectativa é que a eletricidade solar gerada pelos seis sistemas fotovoltaicos do campus de Barão Geraldo resulte na economia de 2% no consumo de eletricidade e, de acordo com o professor da FEEC e coordenador do programa Campus Sustentável, Luiz Carlos Pereira da Silva, a universidade não descarta a possibilidade de instalar painéis fotovoltaicos nos prédios restantes. “Fizemos um estudo constatando que, utilizando somente os telhados, haveria uma diminuição de até 50% da energia elétrica contratada – e temos ainda a opção de cobertura de estacionamentos”, disse.

A geração de energia solar fotovoltaica faz parte do subprojeto do Campus Sustentável, um programa em parceria com a distribuidora de energia CPFL Energia, com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da empresa fabricantes de painéis solares em Campinas BYD – que doou 15% dos painéis fotovoltaicos instalados. Além de gerar economia nas contas de luz da Unicamp, as instalações fotovoltaicas servirão também como “laboratório vivo”, onde serão desenvolvidas outras ações visando a eficiência energética, pesquisa, treinamento e formação técnica de mão de obra e especialistas em geração de energia solar fotovoltaica.

“As plantas fotovoltaicas instaladas no campus estão em diferentes telhados, com diferentes orientações e inclinações, diferentes tipos de painéis e diferentes tipos de inversores, o que vai trazer uma riqueza imensa de dados para a nossa pesquisa sobre o tema”, explica o professor Luiz Carlos Pereira da Silva. “Também colocamos sistemas em solo, para que professores e estudantes tenham contato direto com essas tecnologias em aulas práticas. Há ainda uma planta educacional no Museu Exploratório de Ciências, que impactará as crianças que visitam aquele espaço e poderão receber informações básicas sobre geração de energia solar fotovoltaica ”, concluiu.

Segundo a vice-reitora da Unicamp, Tereza Dib Zambon Atvars, o projeto fotovoltaico é inédito em universidades públicas, levando em consideração as dimensões utilizadas no projeto campineiro. A expectativa da universidade é levar o projeto aos demais campi, em Limeira e Piracicaba, todavia, ainda não há um prazo, tampouco formalização de parcerias com empresas distribuidoras de energia elétrica que abastecem os dois municípios do interior de São Paulo.

Em Barão Geraldo, onde fica a Unicamp, há 230 residências com sistemas fotovoltaicos de microgeração de energia, de acordo com informações do portal de notícias G1.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você é de Campinas ou região e quer economizar nas contas de luz da sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco da SunVolt e invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Nós somos especialistas em energia solar e oferecemos soluções completas para você ter o seu próprio sistema fotovoltaico, desde o projeto até o fornecimento de equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora de energia, monitoramento via internet e manutenção completa. Aproveite todas as vantagens da energia solar, peça já o seu orçamento.

Fontes: ‘https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2019/04/11/unicamp-inaugura-sua-primeira-usina-fotovoltaica’

‘https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/04/11/unicamp-inaugura-usina-de-energia-solar-com-capacidade-para-abastecer-450-casas-em-um-ano.ghtml’

‘https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/regiao/NOT,0,0,1416624,unicamp+inaugura+primeira+usina+de+energia+solar.aspx’

‘https://ciclovivo.com.br/planeta/energia/usina-solar-unicamp-247-ano/’

Fonte da imagem: ‘https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/inline-images/img_DEST_painel-feec_aereas_20190411.jpg’

Compartilhe: