Área do Cliente

Uma das maiores usinas de geração de energia solar fotovoltaica do mundo foi conectada na China. De acordo com informações do site PV Magazine, a concessionária estatal chinesa Huanghe Hydropower Development concluiu as obras da construção de um dos maiores projetos de energia solar fotovoltaica do mundo em um deserto na província de Qinghai, noroeste da China. A planta solar possui potência instalada de 2,2 gigawatts (GW), com capacidade de armazenamento de 202,8 megawatts-hora (MWh) e foi construída em cinco fases. O investimento estimado é foi de US$ 2,2 bilhões.

A fabricante chinesa de equipamentos fotovoltaicos Sungrow forneceu os inversores para a usina solar. O empreendimento utiliza módulos monocristalinos bifaciais – cujo fabricante não foi revelado –, e 900 MW dos inversores SG250HX 1,500 V da Sungrow. De acordo com um porta-voz da estatal chinesa, a Sungrow foi a “primeira [empresa] a passar no teste funcional de sinergia das duas tecnologias [geração e armazenamento de energia] no que se refere ao gerenciamento de um sistema”.

O vice-presidente sênior da fabricante de equipamentos fotovoltaicos, Jack Gu, ressaltou que os custos de paridade de energia deverão continuar a cair, conforme novas tecnologias inovadoras são aplicadas ao setor. “Olhando para um futuro de paridade de rede, a energia fotovoltaica será profundamente integrada com a tecnologia de armazenamento e trará grande apoio ao sistema elétrico”, explicou Gu.

A construção da usina fotovoltaica teve início em novembro de 2019 e foi concluída em setembro deste ano. Já o sistema de armazenamento a baterias da produção elétrica solar foi instalado em menos de quatro meses, entre maio e setembro. A planta solar está conectada a uma linha de transmissão de alta potência, projetada para conectar as regiões mais remotas do noroeste chinês às áreas mais povoadas ao leste, passando por quatro províncias – Qinghai, Gansu, Shaanxi e Henan –, com extensão de 1.587 quilômetros.

A planta solar chinesa vai vender eletricidade solar para a rede local por um preço estimado de US$ 0,5/kWh.

Usina flutuante no Tocantins

O governo do estado de Tocantins planeja o desenvolvimento de um projeto de geração de energia solar fotovoltaica flutuante – com painéis solares instalados em flutuadores sobre um reservatório de água – voltado a produtores rurais. De acordo com o site PV Magazine, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) do Estado do Tocantins e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) encabeçam o projeto.

Apesar de não terem divulgados mais informações, pois o projeto ainda está em processo de idealização, o objetivo é levar as vantagens da energia solar aos agricultores locais, reduzindo custos com as contas de luz, permitindo que a eletricidade solar seja utilizada em atividades como: bombeamento para irrigação em horticultura, irrigação em plantações, ordenha de gado, manutenção de silos, trituração de ração animal e energia elétrica em geral.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Se você quer economizar nas contas de luz da sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco da SunVolt e invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Nós somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções completas para você ter o seu próprio sistema fotovoltaico, desde o projeto até o fornecimento de equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora de energia local, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/conecta-se-a-rede-na-china-a-maior-usina-solar-do-mundo/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/china-inaugura-usina-solar-de-22-gw-equipada-com-sistema-de-armazenamento-de-energia.html’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/tocantins-planeja-sistema-fotovoltaico-flutuante-para-produtores-rurais/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/governo-de-tocantins-discute-projeto-de-parque-solar-flutuante.html’

Fonte da imagem: ‘https://cleantechnica.com/files/2020/09/1-9.jpg’

Compartilhe: