Área do Cliente

O município de Uberlândia, no interior de Minas Gerais, lidera o ranking de geração distribuída de energia solar fotovoltaica no País. O município tem a maior potência instalada de energia solar no Brasil, com aproximadamente 12 megawatts (MW), o que equivale a quase 2% do que é produzido pelo setor em todo o território nacional e cerca de 9% de toda a potência fotovoltaica de mini e microgeração distribuída do estado de Minas Gerais, que soma 137 MW conectados à rede. As informações são de um infográfico produzido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Os dados da Absolar foram atualizados com base nas informações sobre geração distribuída disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e põem Uberlândia à frente de todas as importantes capitais brasileiras. A potência instalada total do município mineiro vem de 812 unidades geradoras de energia solar fotovoltaica de mini ou microgeração distribuída, que beneficiam 1.023 consumidores com a geração de créditos para abatimento nas contas de luz, gerados a partir da produção de energia elétrica pelos painéis solares. Os principais microgeradores em Uberlândia são residenciais, seguidos pelo setor comercial.

Uberlândia é destaque internacional

Uberlândia foi destaque internacional ao figurar entre uma das 100 cidades mais verdes do mundo, conforme pesquisa realizada no ano passado pelo Carbon Disclosure Project, divulgada pela Bloomberg. O levantamento que, segundo a prefeitura de Uberlândia, opera um sistema global de divulgação para que investidores, empresas e poderes públicos gerenciem seus impactos ambientais, apontou, dentre 570 cidades consideradas globais, aquelas que já utilizam 70% ou mais de fontes renováveis de energia como a solar fotovoltaica, eólica, hídrica e biomassa para prover eletricidade à população.

Minas Gerais

Dentre os 10 municípios que lideram o ranking de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, Minas Gerais tem quatro representantes, sendo o estado com o maior número de cidades nas primeiras colocações. Uberlândia lidera o ranking, com 12 MW de potência solar instalada, seguida, em segundo lugar, pelo município de Várzea de Palma. Na quinta posição está o município de Buritizeiro, com 8,7 MW, e a capital Belo Horizonte é a oitava colocada, com 5,5 MW. Minas Gerais lidera o ranking estadual, com 137 MW de potência instalada fotovoltaica, e representa 21,7% da geração distribuída solar de todo o País.

O ranking da Absolar considera a geração de eletricidade solar por sistemas de mini e microgeração distribuída. De acordo com as normas do setor, a microgeração distribuída corresponde à central geradora de energia elétrica com potência menor ou igual a 75 quilowatts (kW), enquanto a minigeração distribuída corresponde a conexões com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW. O Brasil já soma mais de 630 MW de potência fotovoltaica de geração distribuída.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O estado de Minas Gerais segue com a sua importância no setor fotovoltaico devido ao pioneirismo de incentivos para a geração de energia solar. Aproveite as vantagens da energia solar e tenha o seu próprio sistema de microgeração distribuída na sua casa, empresa ou propriedade rural. Economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Se você é de Minas Gerais, temos representantes em Belo Horizonte e Ubá.

Fontes: ‘http://www.absolar.org.br/infografico-absolar-.html’

‘http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/noticia/20375/uberlandia_e_a_1__do_brasil_em_geracao_de_energia_fotovoltaica.html’

‘https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/20410/uberlandia-e-a-1--cidade-do-brasil-em-geracao-de-energia-fotovoltaica’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/photos/technician-solar-panel-renewable-3936983/’

Compartilhe: