Área do Cliente

Os municípios interioranos Uberlândia, em Minas Gerais, e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, estão entre as 10 principais cidades em geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. As cidades mineira e gaúcha são as únicas não capitais a figurarem entre os 10 primeiros colocados no ranking de geração distribuída de fonte solar compilado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Caxias do Sul figura pela primeira vez entre os primeiros colocados, apesar de registrar menor quantidade de conexões, possui grande potência instalada em seus sistemas fotovoltaicos.

A escalada do município gaúcho pode ter uma explicação. De acordo com o site Pioneiro, das quase 1.000 conexões fotovoltaicas – com potência total de cerca de 16 megawatts (MW) – em Caxias do Sul 236 foram financiadas por uma linha de crédito específica para geração de energia solar fotovoltaica, disponibilizada pela instituição financeira Sicredi Pioneira RS, que teve início em 2017. Ainda segundo a publicação, foram liberados R$ 25 milhões somente ao município de Caxias do Sul, sendo metade das tomadas de financiamento destinadas a projetos de geração distribuída residenciais.

No município gaúcho, o tempo médio para retorno do investimento está em aproximadamente quatro anos, podendo ser de apenas três anos, dependendo das dimensões do sistema fotovoltaico. Logo, a maior disponibilidade de crédito aliada à alta competitividade da energia solar frente a outras fontes de geração de eletricidade e o rápido retorno do investimento contribuíram para o crescimento dos sistemas de mini e microgeração distribuída de fonte solar no município de cerca de 500 mil habitantes.

Já Uberlândia segue na liderança como município com maior produção de energia solar fotovoltaica no País, com potência instalada de 40 MW. A cidade do interior de Minas Gerais possui 2.618 sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração distribuída, que produzem eletricidade solar e geram créditos para 3.259 unidades consumidoras através do sistema de compensação de energia.

As outras oito cidades que completam o ranking são todas capitais. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 35 MW de potência e 3.618 unidades geradoras; seguido por Fortaleza, com 31,5 MW e 2.265 unidades; Brasília, com 29 MW e 2.246 conexões; Teresina, 28 MW e 2.517 sistemas fotovoltaicos; Goiânia, 27 MW e 2.143 sistemas; Cuiabá, com 26 MW e 1.783 unidades geradoras; Belo Horizonte, 23 MW e 2.361 sistemas fotovoltaicos; e em nono lugar Campo Grande, com 20 MW e 2.258 unidades geradoras de energia solar. Caxias do Sul completa o ranking, na décima colocação.

Outro fato curioso é que, dentre as 10 principais cidades em geração de energia solar, o estado de Minas Gerais registra dois municípios. Isso deve-se também ao fato de que Minas Gerais é o estado que lidera a geração distribuída de energia solar fotovoltaica no País, com quase 700 MW de capacidade instalada e mais de 56 mil unidades consumidoras com sistemas de geração distribuída.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O investimento em um sistema fotovoltaico é garantia de economia nas contas de luz, com retorno em médio prazo e muitos anos para aproveitar as vantagens da energia solar. Faça como milhares de consumidores brasileiros por todo o País, tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, comece a gerar a sua própria energia elétrica através da luz do sol e fique livre dos reajustes nas tarifas elétricas.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento de sistema fotovoltaico. Nós somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento de equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/economia/caixa-forte/noticia/2020/07/caxias-pela-primeira-vez-no-ranking-das-10-cidades-com-mais-energia-solar-instalada-12534007.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/pain%C3%A9is-solares-c%C3%A9lulas-fotovoltaicas-2685357/’

Compartilhe: