Área do Cliente

A montadora japonesa Toyota está testando carros elétricos movidos por energia solar fotovoltaica. Segundo informações da Bloomberg, a empresa firmou parceria com uma fabricante de painéis fotovoltaicos para captação de irradiação solar e conversão em energia elétrica. A companhia japonesa já iniciou testes para permitir que o principal veículo elétrico da marca, o Prius, seja equipado com as placas solares e baterias suficiente para ser movido somente com eletricidade solar, sem a necessidade das estações de carregamento.

O projeto faz parte de uma parceria entre Toyota, Sharp e New Energy and Industrial Technology Development Organization of Japan (NEDO), e os primeiros testes começaram em julho deste ano, a partir da instalação das células solares no capô, teto e parte traseira do automóvel. De acordo com informações da Toyota, cada placa fotovoltaica tem 0,03 milímetros de espessura, possibilitando que o Prius se recarregue enquanto está exposto à luz solar. Todo o equipamento fotovoltaico adicionado ao veículo aumentou em 80 quilos o peso final do modelo.

Os painéis solares instalados no veículo elétrico têm eficiência superior a 34% – bastante acima dos cerca de 20% alcançados pelos equipamentos tradicionais disponíveis atualmente no mercado –, logo, conseguem gerar mais eletricidade solar com a mesma quantidade de irradiação. Esse sistema permite que o Prius percorra até 50 quilômetros (km) por dia, quatro dias por semana, sem a necessidade de recarga elétrica adicional. A Toyota e a Hyundai já têm modelos comerciais de veículos com painéis solares no teto, todavia, ainda sem grande potência para abastecer todo o sistema elétrico do carro ou para serem responsáveis por gerar toda a força motriz.

A NEDO iniciou o projeto ainda em 2016 com objetivo de atingir uma produção de 1 quilowatt (kW) em veículos elétricos, usando um sistema fotovoltaico com eficiência de conversão de mais de 30%, somado às baterias de armazenamento. A Sharp, uma das maiores fabricantes de painéis solares do Japão, trabalha em parceria com a NEDO desenvolvendo a tecnologia das células solares usadas no projeto, enquanto a Toyota é a responsável por adaptar o sistema para converter a energia solar em força motriz.

Essa ideia de usar a fonte renovável – solar fotovoltaica – não é exclusividade da montadora japonesa. Há outras diversas iniciativas de implementação de painéis solares sobre a carroceria de veículos diversos (carros, ônibus, barcos, entre outros), com objetivo de gerar eletricidade solar enquanto o veículo está em movimento. A startup holandesa Lightyear, por exemplo, afirma ter criado um veículo de luxo que pode percorrer uma distância de até 800 km com apenas uma carga das baterias. O carro solar holandês deve chegar ao mercado a partir de 2021. Já o Prius movido a energia solar fotovoltaica ainda não tem previsão de entrada no mercado.

Híbrido flex

Enquanto o Prius movido a energia solar não chega, a Toyota lançou no Brasil o novo Corolla 2020, o primeiro híbrido flex do mundo, com três motores – um flex e dois elétricos. O novo modelo é baseado no motor do Prius, mas desenvolvido para receber etanol. Os motores elétricos auxiliam na potência do veículo e, combinados, chegam a 123 cv. Os motores elétricos, todavia, não precisam de recarga, pois o sistema opera com freios regenerativos, que acumulam energia cinética das frenagens e a transforma em energia elétrica.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? A tecnologia fotovoltaica aplicada a veículos pode ser responsável por uma transição energética mais sustentável, e assim diminuir drasticamente as emissões de gases poluentes decorrentes das queimas de combustível fóssil.

Diferentemente dos veículos com painéis solares, a tecnologia fotovoltaica já está disponível para instalação em casas, empresas e propriedades rurais. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e comece a gerar eletricidade limpa e sustentável a partir da luz do sol durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-09-12/a-car-running-on-empty-isn-t-impossible-if-toyota-gets-its-way’

‘https://exame.abril.com.br/tecnologia/toyota-esta-testando-carros-movidos-por-energia-solar/’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/09/toyota-testa-carro-movido-energia-solar.html’

‘http://atarde.uol.com.br/autos/lancamentos/noticias/2091358-corolla-2020-primeiro-hibrido-flex-do-mundo’

Fonte da imagem: ‘https://assets.bwbx.io/images/users/iqjWHBFdfxIU/iU0Rh8UVKbQo/v1/800x-1.jpg’

Compartilhe: