Área do Cliente

A InterSolar South America – a maior feira da América do Sul para o setor fotovoltaico – reuniu projetos e representantes de diversas partes do País em São Paulo entre os dias 27 a 29 de agosto. Neste ano, o Governo do Ceará montou um estande no evento, com objetivo de atrair empresas do segmento e alavancar a economia na área da geração de energias renováveis. O projeto Palmas Solar, em Tocantins, também foi destaque na feira, durante uma mesa redonda para discussão sobre iniciativas estaduais e municipais para energia solar fotovoltaica.

O estande cearense foi organizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Segundo o presidente da agência, Eduardo Neves, o desenvolvimento e ampliação da energia solar está entre as prioridades do Ceará. “Montamos essa estrutura no evento para receber investidores, apresentar nosso potencial e os motivos pelos quais é vantajoso investir em energia solar no Estado”, afirmou Neves.

O Ceará ainda deverá lançar, até o final deste ano, o Atlas Eólico e Solar, com informações compiladas e a identificação de áreas com melhores recursos para geração de eletricidade renovável. Parte das informações foi antecipada durante a InterSolar, como o potencial de geração de mais de 640 gigawatts (GW) em 68.164 quilômetros quadrados de áreas aptas à implantação de usinas solares, no chamado cinturão solar do Nordeste brasileiro.

Já o estado de Tocantins demonstrou o funcionamento do Palmas Solar e seus benefícios, bem como anunciou a implantação de dois parques fotovoltaicos com capacidade de geração de eletricidade solar suficiente para abastecer a demanda de todos os órgãos públicos municipais. A iniciativa oferece benefícios fiscais e até a isenção de impostos aos consumidores que investem em sistemas de microgeração distribuída de fonte solar para suas casas, comércios ou indústrias.

32 novas usinas solares em Minas Gerais

A região Norte do estado de Minas Gerais vai receber, até o final deste ano, 32 novas usinas de geração de energia solar fotovoltaica, segundo informações do jornal Hoje em Dia. Os empreendimentos fotovoltaicos serão instalados em 17 municípios mineiros, com capacidade instalada de 150 megawatts (MW), e deverão gerar 340 gigawatts-hora (GWh) ao ano de energia renovável, suficiente para abastecer 1,7 milhão de residências. O investimento total está estimado em R$ 523 milhões.

A eletricidade solar gerada será usada, principalmente, em indústrias e empresas com consumo acima de 500 quilowatts-hora (kWh), na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), distribuidora de energia local. Além de garantir energia elétrica da matriz solar, totalmente limpa e sustentável, as usinas fotovoltaicas também vão gerar novos empregos em Minas Gerais. A expectativa é a criação de aproximadamente 1.500 novos postos de trabalho durante a construção das usinas. Somadas às vagas indiretas, o total deverá atingir 4 mil novas vagas.

Durante a assinatura do convênio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a importância da geração de energia solar e o resgate da confiança dos investidores em Minas Gerais. “Fico satisfeito em nos consolidarmos cada vez mais como o primeiro lugar na geração de energia fotovoltaica aqui no Brasil. Tenho certeza de que essa grande quantidade adicional de energia gerada a médio e longo prazo vai tornar o preço competitivo e nós vamos ter condições de atrair muitas indústrias aqui para o Estado”, disse.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Iniciativas de incentivo à geração de energia solar fotovoltaica são sempre bem-vindas, e mais estados e municípios brasileiros devem estimular a fonte renovável. Se você também quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e saiba como você pode ter o seu próprio sistema fotovoltaico, gerando energia no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural.

Economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ajude a diminuir as emissões de gases poluentes.

Fontes: ‘https://www.ceara.gov.br/2019/08/27/governo-do-ceara-participa-de-feira-internacional-de-energia-solar-em-sao-paulo/’

‘https://surgiu.com.br/2019/08/29/secretario-de-energias-sustentaveis-apresenta-palmas-solar-e-os-projetos-dos-parques-solares-na-intersolar-em-sao-paulo/’

‘https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/minas-ter%C3%A1-32-usinas-de-energia-solar-empreendimentos-ser%C3%A3o-no-norte-do-estado-1.739269’

‘https://jornalmontesclaros.com.br/2019/08/30/norte-de-minas-investimentos-de-r-523-milhoes-em-energia-fotovoltaica-para-o-norte-de-minas/’

Fonte da imagem: ‘https://www.ultimasnoticias.inf.br/wp-content/uploads/2019/08/energia-solar.jpg’

Compartilhe: