Área do Cliente

A Tesla anunciou que vai fornecer suas baterias Powerpack para o primeiro projeto de armazenamento de energia elétrica produzida em um empreendimento de geração de energia solar fotovoltaica e eólica do mundo. Depois de instalar diversas usinas solares com sistemas de armazenamento de energia por suas baterias ao redor do mundo, a companhia de Elon Musk ganhou o contrato para fornecer baterias ao primeiro projeto híbrido de energia elétrica e armazenamento de escala de utilidade, desenvolvido pela Windlab, localizado ao noroeste de Queensland, na Austrália.

A usina fotovoltaica, chamada de Kennedy Energy Park, já iniciou a primeira fase de sua construção e, quando completa, deverá ter capacidade de até 1,2 gigawatts (GW). O projeto de geração de energia híbrida por meio das fontes solar fotovoltaica e eólica deverá custar cerca de US$ 160 milhões e fornecerá energia renovável à rede de transmissão australiana. A fazenda solar Kennedy Energy Park receberá um sistema de armazenamento de energia solar fotovoltaica e eólica por meio de baterias Powerpack de 4 megawatts (MW) Íon Lítio, fornecidas pela Tesla.

A usina híbrida também será composta por 12 turbinas Vestas V136 de 3,6 MW para geração de energia eólica, cada uma com 132 metros de altura, sistema de rastreamento de eixo único e 56 mil painéis fotovoltaicos para geração de energia solar. Ao todo, o Kennedy Energy Park vai gerar 15 MW de energia solar fotovoltaica e 43,2 MW de energia eólica. Quando finalizada, a energia elétrica renovável de matriz fotovoltaica e eólica será capaz de fornecer eletricidade para suprir o consumo equivalente de 400 mil casas.

O local de construção da primeira usina híbrida com sistema de armazenamento de energia por baterias da Tesla foi escolhido pela Windlab devido aos altos índices de irradiação solar aliado à possibilidade de geração eólica e a disponibilidade de infraestrutura de transmissão de rede elétrica. Segundo site do projeto de geração híbrida Kennedy Energy Park, o que faz com que as fontes de geração de energia limpa solar e eólica se complementem é o microclima da região escolhida, já que o período do dia possui alto índice de irradiação solar, com baixa produção eólica, enquanto as noites são destinadas à geração eólica. Isso aumenta a eficiência da geração renovável de energia elétrica solar fotovoltaica em conjunto à eólica.

Segundo a Windlab, esse projeto serve para demonstrar como as energias renováveis podem ser bem-sucedidas enquanto aliadas à economia da região. A usina híbrida de energia solar fotovoltaica e eólica Kennedy Energy Park obteve financiamento junto a Clean Energy Finance Corporation e a Australian Renewable Energy Agency (ARENA) como parte do programa avançado de energias renováveis. O projeto deverá levar aproximadamente 12 meses para construção da primeira fase da usina híbrida e está previsto para começar a fornecer energia elétrica limpa e sustentável até o final de 2018. Nesse período, serão gerados mais de 100 empregos diretos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou dessa novidade do setor fotovoltaico? Continue acompanhando o nosso blog e fique informado sobre as principais notícias sobre energia solar fotovoltaica. Se você já sabe das vantagens da energia solar e quer gerar energia elétrica renovável na sua própria casa, entre em contato conosco. Desenvolvemos projetos personalizados de geração de energia solar fotovoltaica através de painéis solares. Instale um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, comece a gerar a sua própria eletricidade solar e economize nas contas de luz da sua casa, comércio, indústria ou propriedade rural.

Fontes: ‘https://kennedyenergypark.com.au/project-details/’

‘https://kennedyenergypark.com.au/construction-start-160-million-kennedy-energy-park-north-queensland/’

‘https://futurism.com/teslas-powerpacks-will-help-power-the-worlds-first-solar-and-wind-energy-storage-project/’

‘https://cleantechnica.com/2017/12/12/construction-begins-australias-160-million-kennedy-energy-park/’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2017/11/tesla-anuncia-primeiro-projeto-de-armazenamento-de-energia-solar-e-eolica-mundo/32948’’

Fonte da imagem: 'https://pixabay.com/pt/photos/tesla-compressor-bateria-eco-1724773/'

Compartilhe: