Área do Cliente

Uma nova tecnologia permite armazenar energia solar térmica e garantir o abastecimento noturno contínuo por até 12 horas. Esse sistema de armazenamento de energia térmica de baixo custo está sendo projetado por pesquisadores do U.S. Department of Energy’s (DOE’s) Argonne National Laboratory, Departamento Nacional de Energia dos Estados Unidos e Laboratório Nacional Argonne, e promete ser menor e 20 vezes mais eficiente do que os sistemas térmicos atuais.

Com financiamento da DOE’s SunShot Initiative, o grupo de cientistas está construindo um protótipo de seu sistema de energia térmica de alta eficiência para testes, chamado de LHTES (Latent Heat Thermal Energy Storage System). O objetivo da iniciativa é produzir uma tecnologia solar não subsidiada que seja competitiva com outras formas de produção de energia até 2020.

A armazenagem de energia térmica depende de um material capaz de mudar de fase – ele derrete conforme armazena energia térmica e libera energia quando re-congela –, algo semelhante ao ciclo de carga de uma bateria de fluxo. Sais de baixo custo, como cloreto de sódio, o sal de cozinha, podem ser utilizados como materiais de mudança de fase, entretanto, a utilização desses compostos químicos em sistemas de armazenamento térmico ainda é limitado devido à baixa condutividade de calor desses sais.

Contudo, o sistema LHTES é capaz de melhorar radicalmente a condutividade dos sais ao combinar espumas de grafite de alta porosidade e elevada condução elétrica. Dessa forma, o grafite integra o cloreto de sódio aos seus poros, o que facilita e agiliza os processos de fusão e solidificação. A técnica reduz a quantidade necessária de material para construir o sistema e garante eficiência na transferência de energia.

A equipe de pesquisadores realizou uma demonstração na qual a mudança de fase mantém-se ao longo do tempo. O primeiro protótipo possuía o tamanho de um liquidificador, agora, a meta é a construção de um sistema 50 vezes maior. Os testes devem começar em breve e o sistema piloto poderá expandir aplicações como fornecimento de backup de energia ou armazenar calor residual proveniente de outra fonte energética. Espera-se também a melhora da modelagem térmica 3D, utilizado para estimar o desempenho e planejamento do projeto de grande escala.

Mesmo que exista muito progresso no armazenamento de energia gerada por fontes limpas renováveis, essa nova tecnologia é largamente superior aos sistemas termais existentes até hoje. Armazenar energia é importante para o pleno aproveitamento da energia solar, que sofre interrupções durante o período noturno, ou em dias com céu nublado.

Fontes:

http://www.anl.gov/articles/argonne-technology-puts-solar-power-work-all-night-long

https://www.sciencedaily.com/releases/2016/09/160912122848.htm

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tecnologia-armazena-energia-solar-noite-inteira&id=010115160923#.V_UBZuArLIV

Fonte da imagem: http://www.newswise.com/images/uploads/2016/09/12/Sunshot_WenhuaYu_900pix.jpg

Compartilhe: