Área do Cliente

O sucesso da energia solar fotovoltaica nos últimos anos é devido às reduções de custos globais de produção e foram determinadas por economias de escala e políticas públicas de incentivo. Essa é a principal afirmação de um estudo publicado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. A pesquisa, divulgada na revista Energy Policy, examinou os fatores decisivos para o sucesso da tecnologia fotovoltaica entre 1980 e 2012 e a queda de 99% nos custos dos módulos na última década. 

Os pesquisadores afirmam que as melhorias tecnológicas em componentes dos equipamentos fotovoltaicos e o processo de fabricação são fatores de baixo nível que contribuíram para a redução de custos. Ao todo, o estudo aponta seis fatores de baixo nível, cada um representando mais de 10% da queda geral nos preços da geração de energia solar fotovoltaica, enquanto quatro fatores são apontados como representando ao menos 15% na redução de preços. “No entanto, durante a última década, o mais importante fator de alto nível na redução contínua dos custos foi a economia de escala, já que os módulos e as fábricas de células solares se tornaram cada vez maiores”, afirma o estudo. 

Aliado à economia de escala, os pesquisadores afirmam ainda que, em termos de apoio governamental, as políticas públicas destinadas ao fomento da energia solar fotovoltaica foram responsáveis por aproximadamente 60% das sucessivas quedas nos custos de geração de eletricidade solar, enquanto pesquisas financiadas por governos respondeu pelos 40% restantes. “Por um longo tempo, tem havido um debate sobre se essas políticas realmente funcionam, impulsionando a melhoria tecnológica. Agora, podemos não apenas responder a essa pergunta, mas também podemos dizer quanto “, dizem os pesquisadores, de acordo com o site PV Magazine. 

Os pesquisadores acreditam que um ciclo virtuoso entre políticas públicas de fomento à energia solar e melhorias na tecnologia fotovoltaica é fundamental para o sucesso da fonte renovável em todos os mercados. Além disso, a indústria é encorajada a continuar trabalhando em novas tecnologias, alternativas ao silício cristalino, inclusive, também especificando que mais lucros podem ser obtidos através da melhoria dos processos de fabricação dos equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica.  

Energia solar fotovoltaica SunVolt 

Gostou desta novidade? Aproveite as vantagens da energia solar fotovoltaica e invista em um sistema de microgeração distribuída. Tenha painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a gerar a sua própria energia elétrica limpa e sustentável. As placas solares convertem a luz do sol em energia elétrica para autoconsumo e, quando o seu sistema fotovoltaico gerar energia enquanto você não estiver utilizando, a geração excedente é injetada na rede de transmissão e se transforma em créditos para abater nas contas de luz. 

Entre em contato conosco e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico. Nosso escritório central é na cidade de Campinas, e nossos representantes regionais estão localizados nas cidades de São Paulo, Araras, Barretos e São Sebastião, no estado de São Paulo; Volta Redonda e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Ubá, em Minas Gerais; Primavera do Leste, no Mato Grosso; Cascavel, Paraná; e Palmas, no Tocantins. 

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/mit-sucesso-da-energia-solar-devido-a-economias-de-escala-e-politicas-publicas/’ 

‘https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301421518305196?via%C3%85%C2%B5Dihub’ 

‘https://mercomindia.com/mit-research-govt-policies-fall-solar-module-price/’ 

‘https://www.solarnovus.com/mit-researchers-explain-the-plummeting-cost-of-solar-power_N11773.html’ 

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/pain%C3%A9is-solares-fotovoltaicos-matriz-2016467/’

Compartilhe: