Área do Cliente

Uma empresa alemã desenvolveu um carro elétrico movido a energia solar fotovoltaica que se recarrega ao mesmo tempo em que anda. Com o nome de Sion, a startup Sono Motors, com sede em Munique, na Alemanha, quer aproveitar o sol da Baviera no verão europeu para realizar os testes finais do sistema de recarga do carro através de módulos fotovoltaicos espalhados pela carroceria do veículo. Além das células solares que captam a luz do sol e convertem em energia elétrica para carregar as baterias, o modelo também poderá ser abastecido através do sistema plug-in em tomadas convencionais.

A promessa da Sono Motors é começar a produção do veículo elétrico movido a energia solar fotovoltaica já no segundo semestre de 2019 em uma de suas fábricas alemãs. A empresa revelou que já tem quase 7.000 pedidos do Sion antes mesmo de definir o preço final. A startup planeja que o carro elétrico seja vendido por algo em torno de 16 mil euros – aproximadamente R$ 70 mil -, porém, sem o custo das baterias. O Sion terá 330 células solares conectadas ao teto, capô e às laterais do veículo, com capacidade para armazenar entre 35 quilowatts-hora (kWh) a 45 kWh.

O sistema de baterias deve oferecer uma autonomia de cerca de 250 quilômetros (km) antes do veículo precisar ser recarregado. Graças à tecnologia de carregamento bidirecional do Sion, o carro elétrico é capaz de gerar energia solar fotovoltaica para garantir a potência do motor elétrico, como também fornecer a eletricidade solar gerada. Esse recurso pode transformar o Sion em uma estação de energia móvel. Ao usar uma instalação elétrica doméstica, a promessa é que todos os dispositivos comuns de até 2,7 quilowatts (kW) possam ser alimentados pelo próprio carro. Se ligado a uma tomada elétrica, o veículo elétrico poderá fornecer até 7,6 kW de potência.

De acordo com o presidente-executivo da Sono Motors, Laurin Hahn, o Sion vai oferecer uma solução sustentável completa ao consumidor, sem abrir mão de todo o conforto e um sistema de informações e entretenimento completo. O Sion é o primeiro carro elétrico com capacidade para recarregar as baterias diretamente com a luz solar através de um sistema fotovoltaico. Segundo o site da fabricante, sob condições ideais de luz, as células fotovoltaicas geram energia suficiente para garantir um percurso de 30 km ao dia.

Seguindo o conceito pioneiro e sustentável, o Sion conta com um sistema de filtragem de ar diferenciado, em que uma espécie de musgo especial auxilia na filtragem do ar. De acordo com a Sono Motors, esse musgo filtra até 20% das partículas de poeira mais final e possui um efeito regulador de umidade dentro do veículo elétrico. E, para completar, esse sistema não precisará de nenhum tipo de manutenção específica ou cuidado especial.

O veículo com painéis solares está disponível para teste drive na Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda, Espanha, França e países da região da Escandinávia. O projeto da startup vai ao encontro da meta alemã de inserir 1 milhão de carros elétricos no mercado interno até 2020 e acabar com a produção de veículos com motores a combustão até 2030. O governo da Alemanha afirmou em abril que vai oferecer apoio a empresas que fabricam baterias para veículos elétricos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Enquanto esse carro elétrico com células fotovoltaicas não chega ao Brasil, aproveite para gerar energia solar na sua casa, empresa ou propriedade rural através de um sistema de mini ou microgeração distribuída. Aproveite as vantagens da energia solar, tenha painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua residência e economize nas próximas contas de luz. Entre em contato conosco e peça um orçamento. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do setor fotovoltaico, aprenda como gerar energia solar e economizar nas tarifas elétricas.

Fontes: ‘https://sonomotors.com/sion.html/’

‘https://sonomotors.com/test-drives.html/#scroll-down’

‘https://g1.globo.com/carros/noticia/2018/08/07/carro-eletrico-movido-a-energia-solar-se-recarrega-enquanto-anda.ghtml’

‘http://www.autoportal.iol.pt/novidades/sono-motors/sion-e-o-primeiro-automovel-eletrico-a-energia-solar’

‘https://www.record.pt/modalidades/motores/detalhe/sono-motors-sion-e-um-carro-eletrico-solar-de-16-mil-euros’

Fonte da imagem: ‘https://s2.glbimg.com/3q5-pHhNGk4Na2LuyH3PnbAHYfU=/0x0:3500x2334/1080x608/smart/http://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/n/6/BSFONITCizY1zYIiHMrQ/2018-08-07t100839z-729856117-rc1244472060-rtrmadp-3-germany-solarcar.jpg’

Compartilhe: