Área do Cliente

As fontes solar fotovoltaica e eólica são as maiores vencedoras de certames de energia em todo o mundo. Isso é o que revela um estudo produzido pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês), no qual também aponta que os preços globais da energia solar fotovoltaica continuaram a cair, embora de forma mais lenta, enquanto a energia eólica registrou um leve aumento em 2018, se comparado ao ano anterior. Segundo informações do site Canal Energia, os leilões têm garantido o crescimento e a alta competitividade da geração de energia elétrica a partir da luz do sol e dos ventos.

Entre 2017 e 2019, somente a fonte solar fotovoltaica foi responsável por 52% de toda a eletricidade contratada em leilões, com 57,4 gigawatts (GW) de capacidade instalada, seguida pela geração eólica onshore (em terra), que deteve 36% da eletricidade contratada, com 39,9 GW de potência. Em terceiro lugar ocupa a geração eólica offshore (em alto-mar), com 9% da energia elétrica contratada mundialmente, com 9,7 GW. A expansão solar em leilões teve maior volume no Sul e Leste da Ásia, que correspondeu por cerca de 25 GW contratado, seguido da Europa, África e Américas.

Chamado de ‘Renewable energy auctions: Status and trends beyond price’, o estudo conclui que, conforme o setor renovável amadurece, as políticas de investimentos em geração de energia elétrica devem ser adaptadas para refletir as mudanças nas condições do mercado. No caso das fontes solar e eólica, a popularidade deve-se, sobretudo, à alta viabilidade dos empreendimentos e a preços por megawatt-hora (MWh) produzido serem iguais ou até mesmo mais baratos do que as fontes fósseis. Com o crescente artifício dos leilões de energia em todo o mundo, as fontes renováveis ganham cada vez mais espaço devido ao menor preço e por cumprirem objetivos socioeconômicos e ambientais.

A pesquisa teve foco na realização de certames para contratação de energia nova. A IRENA aponta que os empreendimentos de geração de eletricidade renovável poderão atender a objetivos específicos de cada nação, como aumentar a participação de renováveis em suas matrizes elétricas, garantir segurança energética, gerar novos empregos, fora o ganho sustentável com a redução nas emissões de gases poluentes, resultado da queima de combustíveis fósseis para geração de energia elétrica.

Prefeitura de Fortaleza vai investir em energia solar

A Prefeitura de Fortaleza vai investir em energia solar fotovoltaica. Segundo informações do site Diário do Nordeste, a prefeitura lançou um edital de licitação para contratação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para implantação de usinas de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica, bem como para manutenção e investimentos em eficiência energética nos prédios das escolas e creches municipais pelos próximos 25 anos. Os interessados em participar da licitação têm até 17 de abril para apresentar a proposta.

A iniciativa deverá atender a 198 unidades consumidoras da Secretaria Municipal da Educação (SME), com projeção de economia de aproximadamente 15% nos gastos com contas de luz ao investir nos sistemas geradores de energia solar fotovoltaica e melhorar a eficiência energética das escolas do município. De acordo com o coordenador da PPP, Rodrigo Nogueira, a prefeitura quer “otimizar o custeio da troca de lâmpadas e equipamentos, tais como aparelhos de ar-condicionado e outros, por meio da eficiência energética e também da produção de energia para esses equipamentos por meio da matriz solar”.

As contas de luz da Prefeitura de Fortaleza vêm subindo acima da inflação nos últimos 10 anos, revela a publicação, por isso a necessidade de gerar a própria energia elétrica, priorizando a fonte solar fotovoltaica por ser limpa, eficaz e sustentável.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A fonte solar fotovoltaica lidera os leilões de energia em todo o mundo, incluindo os que participa aqui no Brasil, pois é a melhor fonte de geração de energia: altamente viável, competitiva e sustentável. Se você também quer aproveitar todas as vantagens da energia solar e economizar nas suas contas de luz, invista agora em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento. Ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos fotovoltaicos que você precisar, como painéis solares, inversores, transformadores, baterias de armazenamento e muito mais!

Fontes: ‘https://irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Publication/2019/Dec/IRENA_RE-Auctions_Status-and-trends_2019.pdf’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/solar-e-eolica-lideram-leiloes-globalmente-diz-irena.html’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53127730/solar-e-eolica-lideram-leiloes-no-mundo-aponta-irena’

‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa-1.209/energia-solar-pmf-abre-licitacao-para-ppp-de-geracao-distribuida-1.2217783’

Fonte da imagem: ‘https://www.environmentalleader.com/wp-content/uploads/2019/10/Screen-Shot-2019-10-01-at-1.16.50-AM.png’

Compartilhe: