Área do Cliente

O estado do Paraná registrou grande crescimento no número de sistemas fotovoltaicos neste ano. As instalações fotovoltaicas triplicaram em 2019 no Paraná, de acordo com dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel), divulgadas pelo portal de notícias G1. Segundo a distribuidora de energia elétrica do Paraná, foram instalados sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em mais de 7,7 mil unidades consumidoras em todo o estado, entre os meses de janeiro e outubro deste ano. Em comparação com 2018, foram instalados no mesmo período aproximadamente 2,6 mil unidades de geração distribuída.

Conforme os dados da Copel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há cerca de 11 mil unidades geradoras de energia solar fotovoltaica no Paraná. Para efeito de comparação, 65,7% de todos os sistemas fotovoltaicos ligados à rede elétrica do estado foram instalados apenas em 10 meses deste ano, revelando o grande potencial da fonte e a vontade dos paranaenses de aproveitar os benefícios da energia solar em residências, comércios, indústrias, etc.

As cidades paranaenses com o maior número de instalações fotovoltaicas são Curitiba (844 sistemas fotovoltaicos), Maringá (666 sistemas fotovoltaicos), Cascavel (648 sistemas fotovoltaicos) e Londrina (615 sistemas fotovoltaicos). A temperatura amena, aliada aos bons níveis de irradiação solar, ajuda o sistema fotovoltaico a ter maior eficiência energética. Os consumidores do Paraná foram atraídos pelas vantagens da energia solar fotovoltaica, que garante alta economia nas contas de luz, de até 98%, valorização dos imóveis e o baixo impacto ambiental da fonte renovável.

De acordo com o superintendente de projetos especiais da Copel, Julio Omori, o crescimento da energia solar no Paraná deve-se, principalmente, pela redução nos custos dos sistemas. “Nos últimos cinco anos, o custo de instalação de um sistema fotovoltaico caiu pela metade e a tendência é cair ainda mais”, explicou ao jornal Gazeta do Povo. Atualmente, um projeto de 4 kilowatt-pico (kWh), suficiente para abastecer o consumo de uma casa com quatro pessoas, custa em média de R$ 20 mil e tem retorno de investimento em poucos anos.

Segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Paraná já é o quinto estado em geração distribuída, com 59,4 megawatts (MW) de potência instalada fotovoltaica. Em primeiro lugar está o estado de Minas Gerais, com capacidade instalada de 241,9 MW; Rio grande do Sul em segundo lugar, com 189,7 MW; São Paulo em terceiro, 156,3 MW; e Mato Grosso em quarto lugar, com 81,7 MW.

Usina Solar Pública no Paraná

O estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deverá receber até o final de novembro a maior usina solar pública do Paraná. A cobertura do estacionamento dará espaço às placas solares e deverá gerar economia anual de quase R$ 500 mil nas contas de luz, segundo o portal Bem Paraná. A iniciativa tem financiamento da Copel, pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e eficiência energética, em cumprimento à Lei 9.991 de 2000.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você é do Paraná e quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Nós temos representante comercial em Cascavel, um dos municípios paranaenses em que mais se investe na geração fotovoltaica no estado. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, comece a gerar a sua própria eletricidade solar para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Fontes: ‘https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/11/01/instalacoes-de-paineis-de-energia-solar-triplicam-no-parana-em-2019.ghtml’

‘https://www.gazetadopovo.com.br/parana/aumento-exponencial-paineis-solares-pr-2019/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/instalacao-de-sistemas-fotovoltaicos-triplica-no-parana.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://www.bemparana.com.br/noticia/maior-usina-solar-publica-do-parana-deve-ser-entregue-neste-mes#.XdMavFdKjIU’

Fonte da imagem: ‘https://greenhousesolar.co.za/wp-content/uploads/2019/09/cropped-greenhouse-solar-top-benefits-of-installing-solar-panels-at-home-1080x675.jpg’

Compartilhe: