Área do Cliente

A petrolífera Sheel registrou 10 novos projetos de geração de energia solar fotovoltaica junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso é o que revela uma publicação da Agência epbr, na qual revela que as usinas solares serão instaladas no município mineiro de Várzea da Palma. A potência instalada de cada usina fotovoltaica varia entre 46 megawatts (MW) e 49 MW. Somadas, a capacidade instalada das usinas solares será de 467 MW, registradas como produção independente.

A matéria aponta que essa estratégia consolida Minas Gerais como local de aposta da petrolífera para geração de energia solar fotovoltaica. No mês de abril, a Sheel já havia registrado a outorga de usinas solares em Brasilândia de Minas (Aquari I, II e III), cada uma com potência de 50 MW. O texto destaca ainda que, em setembro do ano passado, o governo de Minas Gerais simplificou o licenciamento ambiental para a geração de energia solar, o que pode ter ajudado na escolha do estado para abrigar os empreendimentos fotovoltaicos da petrolífera.

De acordo com a gerente de Novas Energias da companhia, Gabriela Oliveira, a Sheel está focando no segmento de energia solar no Brasil principalmente pelo fato da energia eólica – outra fonte renovável – já estar com desenvolvimento mais adiantado no País. “O segmento de energia solar está mais iniciante em termos de entrada de novos players”, explica Oliveira. A executiva ainda antecipou que os projetos podem começar a produzir eletricidade solar em três anos. “Nossos projetos, principalmente o de Minas Gerais, estão em nível de desenvolvimento bem avançado”, afirma.

Decreto que incentiva financiamento de projetos

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) avalia que o Decreto nº 10.387, publicado em 5 de junho de 2020, poderá diminuir prazos, reduzir a burocracia e proporcionar custos mais baixos ao financiamento de projetos sustentáveis. A medida visa aprimorar o financiamento de projetos de infraestrutura com benefícios ambientais e sociais, com possibilidade de a geração solar distribuída acessar, pela primeira vez, esse tipo de financiamento.

Segundo o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, o decreto poderá disponibilizar bilhões de reais em investimentos ao setor fotovoltaico, gerando milhares de novos empregos. Esses incentivos já existiam para as grandes usinas de geração, mas passarão a valer agora para projetos de geração distribuída, com mais agilidade, menos burocracia e menores custo ao financiamento da energia solar no Brasil”, comentou Sauaia. “O decreto diminui a complexidade da emissão das debêntures, aprimorando as condições de acesso a crédito aos projetos sustentáveis do setor. Por isso, aplaudimos esta iniciativa, que contribui para dinamizar as energias renováveis, estratégicas para reativar a economia do País”, completa.

A associação afirma que as debêntures incentivadas e títulos verdes têm se tornado uma forte tendência no País. Anteriormente, apenas projetos aprovados no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) eram elegíveis para emitir os títulos verdes, aumentando a burocracia do processo.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

As políticas públicas do estado de Minas Gerais para incentivo à geração de energia solar atraem investimentos renováveis a diversos municípios mineiros. Além dos benefícios ambientais, por causa da geração de eletricidade limpa e renovável, o investimento em empreendimentos fotovoltaicos de grande escala também é responsável pela geração de centenas de novas vagas de emprego, impulsionando a economia local.

A energia solar é extremamente versátil e permite geração em grandes áreas, como também em residências, empresas e propriedades rurais. Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um mundo mais verde. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e encontre todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://epbr.com.br/shell-reforca-aposta-em-geracao-de-energia-solar-em-minas-gerais/’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/06/shell-aposta-em-energia-solar-no-brasil-de-olho-em-potencial-do-mercado-livre.html’

‘https://www.panoramaoffshore.com.br/shell-ira-investir-em-energia-solar-no-brasil/’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/geracao-distribuida-solar-devera-acessar-debentures-verdes-com-novo-decreto-federal-avalia-absolar.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/alternativa-celular-limpa-ecol%C3%B3gica-21761/’

Compartilhe: