Área do Cliente

O setor rural tem investido cada vez mais em geração de energia solar fotovoltaica. De acordo com artigo do Canal Energia, com informações de um mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os investimentos em geração solar distribuída em propriedades rurais ultrapassaram a marca de R$ 1,2 bilhão acumulado. Os produtores rurais representam, atualmente, 8,7% da potência instalada fotovoltaica no País. O montante total em aportes na geração distribuída está na ordem de R$ 11,9 bilhões, somando todas as unidades de mini e microgeração no Brasil.

A modalidade de geração distribuída ultrapassou recentemente a marca de 200 mil sistemas conectados à rede, com 2,3 gigawatts (GW) de potência, incluindo residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. A fonte fotovoltaica corresponde a mais de 99% de todas as conexões de mini e microgeração do País, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o uso da energia solar no agronegócio traz ganhos de competitividade aos produtores rurais. “Protege o consumidor contra os aumentos das tarifas de eletricidade, aumenta a oferta de energia elétrica na propriedade rural, torna a produção no campo mais limpa e sustentável e agrega valor à marca do produtor rural”, disse.

Já o presidente-executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, afirma que a tecnologia fotovoltaica tem diversas aplicações no setor rural. “A tecnologia é extremamente versátil e pode ser utilizada no bombeamento e na irrigação de água, na refrigeração de carnes, leite e outros produtos, na regulação de temperatura para a produção de aves e frangos, na iluminação, em cercas elétricas, em sistemas de telecomunicação, no monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras funcionalidades. A sinergia entre o agro e a solar fotovoltaica é enorme”, explicou Sauaia.

Energia solar no campo

Conforme a tecnologia fotovoltaica avança em todo o País, os painéis solares se tornam mais populares e acessíveis, principalmente por causa da disponibilidade de novas linhas de crédito e do rápido retorno do investimento, entre cinco a sete anos. Segundo uma notícia publicada no site da Absolar, técnicos do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP analisaram a viabilidade da instalação de sistemas fotovoltaicos em propriedades rurais.

Com os reajustes nas tarifas elétricas e os equipamentos fotovoltaicos mais baratos, a tecnologia de geração de energia solar fotovoltaica tornou-se ainda mais viável. “A linha de payback [quando a economia proporcionada pelo uso do equipamento paga o seu custo de aquisição] foi sendo reduzida ao longo da década, motivada por novas legislações que desoneraram os equipamentos”, explicou um dos pesquisadores.

Nos dois cenários pesquisados, o retorno do investimento foi extremamente rápido, o que pode resultar em um saldo positivo por mais de 18 anos, somente gerando eletricidade solar para autoconsumo, consequentemente, reduzindo os custos das contas de luz.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Os painéis solares podem ser facilmente instalados em propriedades rurais para gerar eletricidades às atividades do pequeno ao grande produtor rural. Aproveite você também todas as vantagens da energia solar, economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um mundo mais verde e sustentável.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico para casa, empresa ou propriedade rural. Ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre os equipamentos para gerar a sua própria eletricidade a partir da luz do sol.

Fontes: ‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53129617/gd-solar-recebe-r-12-bilhao-em-investimentos-do-setor-rural-brasileiro’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/investimentos-em-geracao-de-energia-solar-no-setor-rural-do-brasil-ultrapassam-r-12-bilhoes/’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/energia-solar-no-campo-e-mais-lucrativa-confira.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Classe.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solar-energia-campo-renov%C3%A1veis-4884242/’

Compartilhe: