Área do Cliente

O Governo do Estado de São Paulo assinou um acordo para facilitar e ampliar a geração de energia solar fotovoltaica para empresas. A Secretaria de Energia e Mineração e a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) firmaram um acordo de cooperação que pretende facilitar o acesso a crédito para financiamento de projetos de microgeração de energia solar fotovoltaica para pequenas e médias empresas no estado de São Paulo. Anteriormente ao convênio, o financiamento para energia solar era restrito a apenas alguns municípios.

A partir de agora, a Secretaria de Energia e Mineração será responsável pela análise e orientação técnica de projetos que a Desenvolve SP receber para implantação de sistemas de mini e microgeração distribuída de energia solar fotovoltaica. Segundo o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, as fontes renováveis de energia são o futuro da geração de energia elétrica e São Paulo deu mais um passo para ampliar a geração distribuída no estado. “O Governo de São Paulo já isentou a cadeira produtiva da indústria solar e agora dá mais um passo no fomento à geração fotovoltaica no Estado”, destacou Meirelles em comunicado do governo.

A Desenvolve SP espera ampliar a geração de energia solar fotovoltaica em São Paulo com auxílio da equipe da subsecretaria de Energias Renováveis. De acordo com o presidente da Desenvolve SP, Álvaro Sedlacek, cerca de 60% da energia elétrica que consome o estado de São Paulo é gerado em outros estados do País. “Com essa parceria, queremos diminuir essa dependência ajudando as empresas paulistas a adaptarem seus sistemas e a gerarem ao menos parte da sua própria energia, tornando-as mais eficientes e competitivas”, afirmou Sedlacek.

A Desenvolve SP oferece a Linha Economia Verde para projetos de eficiência energética, que oferece financiamento para compra e instalação de equipamentos para geração de energia elétrica em sistemas de geração distribuída, como placas solares, aerogeradores, caldeiras a biomassa, equipamentos para pequena central hidrelétrica, biogás de aterro, dentre outros itens. A taxa de juros parte de 0,17% ao mês, mais a taxa básica de juros (Selic), e o prazo para pagamento é de até 10 anos, incluindo o período de carência.

O governo pretende popularizar a energia solar fotovoltaica ao fomentar a implantação de sistemas de mini ou microgeração para micro e pequenas empresas. O empresário que investe em um sistema de geração distribuída aproveita as vantagens da energia solar fotovoltaica, economiza nas contas de luz da empresa e gera energia limpa e renovável, sem emissão de gases poluentes agravantes do efeito estufa. O retorno do investimento dá-se em poucos anos e o sistema fotovoltaico tem vida útil de mais de 20 anos.

Para ter acesso a linha de financiamento para energia solar da Desenvolve SP, o projeto deve estar adequado à resolução normativa 482 da Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel). O acordo de cooperação terá vigência pelo prazo de cinco anos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar fotovoltaica é a modalidade de geração distribuída que mais cresce em São Paulo, com mais de 5 mil sistemas fotovoltaicos somando 36 megawatts (MW) de potência instalada. Se você também quer aproveitar as vantagens e ter um sistema fotovoltaico gerando eletricidade solar através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco e peça o seu orçamento.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘http://www.desenvolvesp.com.br/comunicacao/noticias/parceria-incentiva-projetos-de-geracao-de-energia-solar/’

‘http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sp-facilita-financiamento-de-projetos-de-geracao-de-energia-solar/’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/06/sp-facilita-financiamento-de-projetos-de-geracao-de-energia-solar.html’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/projeto-de-geracao-de-energia-solar-e-assinado-pela-desenvolve-sp/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/fotovoltaicas-energia-corrente-2799982/’

Compartilhe: