Área do Cliente

O estado de São Paulo ampliou a parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para fortalecer a fonte renovável. De acordo com informações divulgadas pelo site do Governo do Estado de São Paulo, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, o presidente do Conselho de Administração Absolar, Ronaldo Koloszuk, e o presidente-executivo da associação, Rodrigo Sauaia, assinaram um protocolo de intenções para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica em todo o estado.

Essa parceria formaliza e expande a positiva cooperação entre o poder público estadual paulista e a Absolar, em andamento desde 2013. Agora, as entidades continuarão a somar forças em prol do avanço da energia solar fotovoltaica nos prédios públicos do estado e pela estruturação de um programa de desenvolvimento do setor no território paulista, que aproxime a fonte sustentável da população e dos setores produtivo e rural.

De acordo com o secretário Penido, “o estado de São Paulo possui um imenso potencial para gerar eletricidade a partir do sol com energia solar fotovoltaica, seja em grandes usinas ou sistemas de pequeno e médio portes, em telhados, fachadas ou áreas livres. A fonte solar será estratégica para acelerar a atração de investimentos, geração de empregos e renda e revigorar a economia paulista”.

A energia solar fotovoltaica contribui também para o fortalecimento da segurança e autonomia energética de São Paulo, reduzindo a necessidade de importação de eletricidade de outros estados para suprir a forte demanda. A fonte renovável permite postergar investimentos em novas usinas – de geração de energia elétrica de outras fontes – e infraestrutura de linhas de transmissão, promovendo alívio à operação do sistema em horários diurnos de demanda elevada, redução de perdas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), entre inúmeros outros benefícios.

“Desde 2012, o setor solar fotovoltaico já trouxe a São Paulo 816,2 MW [megawatts] de capacidade instalada nesta fonte renovável, agregando mais de R$ 3,5 bilhões em novos investimentos e mais de 24 mil empregos. Queremos multiplicar estes números e fazer do setor uma alavanca da retomada econômica sustentável do estado”, afirma Koloszuk.

Ações

Para ampliar o acesso à energia solar fotovoltaica, as entidades prometem trabalhar pela redução dos custos da geração fotovoltaica. O termo assinado entre as partes prevê ainda a colaboração em prol de programas e projetos voltados ao uso da energia solar em prédios públicos, ações de comunicação, educação sobre os benefícios da energia solar, como também a disponibilidade de encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, e programas de capacitação de mão de obra.

“Em anos anteriores, Governo de São Paulo e Absolar construíram diversas ações de grande impacto positivo à sociedade paulista, como aprimoramentos tributários, novas linhas de financiamento ao mercado, melhorias ao licenciamento ambiental de empreendimentos solares e implantação da tecnologia fotovoltaica em projetos habitacionais da CDHU, entre outras. Esse protocolo é mais um passo adiante, formalizando um trabalho conjunto de longa data em busca de novos resultados positivos ao setor e aos paulistas”, explica o presidente da Absolar.

A parceria tem duração inicial de 24 meses e, conforme destaca o governo, não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quanto mais ações de incentivo à geração de eletricidade solar, melhor para todo o País. Ao fomentar a fonte fotovoltaica no estado de São Paulo – o mais populoso e de maior geração de renda do País –, a tecnologia fotovoltaica poderá demonstrar todas as suas vantagens e, consequentemente, também estimular o restante do Brasil a também criar políticas públicas de incentivo à energia solar.

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, economizar nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para a redução das emissões de gases poluentes, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Nós da SunVolt somos especialistas em energia solar e temos a solução certa para você começar a gerar a sua própria eletricidade solar.

Entre já em contato conosco e peça um orçamento.

Fontes: ‘https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/estado-amplia-parceria-pelo-fortalecimento-da-energia-solar-fotovoltaica-em-sp/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/sao-paulo-se-une-a-absolar-para-fortalecer-a-energia-fotovoltaica-no-estado/’

‘https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/sp-firma-parceria-para-ampliar-energia-solar-fotovoltaica/20490’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/estado-amplia-parceria-pelo-fortalecimento-da-energia-solar-fotovoltaica-em-sp.html’

Fonte da imagem: ‘https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/energia-solar.jpg’

Compartilhe: