Área do Cliente

São Paulo terá mais usinas de geração de energia solar fotovoltaica instaladas em reservatórios. Por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), o governo de São Paulo abriu uma nova chamada pública para a instalação de uma usina fotovoltaica flutuante no reservatório da represa Billings, na capital Paulista. Conforme informa o portal Epbr, a disputa será pela formação de uma sociedade com a Emae para comercializar a eletricidade gerada nos mercados livre e cativo.

As propostas devem prever a instalação de painéis solares em flutuadores, com potência total entre 1 megawatt (MW) e 30 MW. Após essa primeira fase de habilitação dos concorrentes, o vencedor do certame será o de maior retorno econômico para a Emae, que pretende ter 49% da sociedade. As usinas solares instaladas em flutuadores na represa Billings poderão ser exploradas até o término da concessão, ou em outro prazo a ser definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), caso seja prorrogada a outorga.

Conforme já tínhamos noticiado aqui no blog da SunVolt, um projeto piloto já foi desenvolvido na barragem no início deste ano e demonstrou a viabilidade da geração de energia solar fotovoltaica no reservatório. “A planta piloto instalada no lago da represa mostrou a viabilidade do projeto. Com esse chamamento público, o governo paulista dá mais um importante exemplo na utilização das energias renováveis, além de gerar emprego e renda para a população”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Segundo o presidente da Emae, Marcio Rea, a empresa deve continuar a investir na fonte solar. “Continuaremos incentivando o desenvolvimento de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica, sempre pensando nas principais tendências mundiais do mercado”, afirmou.

Projeto piloto

O projeto piloto da usina fotovoltaica flutuante na represa Billings contou com 300 módulos fotovoltaicos modelo P6K policristalino produzidos pela BYD na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo. O vice-presidente da BYD Brasil, Nelson Lin, afirmou, segundo o Portal Solar, que a fabricante de equipamentos fotovoltaicos e veículos elétricos aposta na tecnologia fotovoltaica para o País. “Quando tomamos conhecimento da proposta da usina flutuante na represa Billings decidimos investir e contribuir com este projeto piloto, apostando no fomento de tecnologias pioneiras e inovadoras no território nacional”, disse Lin.

A plataforma de testes tinha potência de 100 quilowatts (kW) e ocupava uma área de mil metros quadrados, com investimento aproximado de R$ 450 mil.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A fonte solar fotovoltaica permite gerar eletricidade nos mais diversos modelos, seja na geração centralizada, descentralizada, em represas e até mesmo em equipamentos com painéis solares instalados.

Aproveite você também as vantagens da energia solar e comece já a economizar nas suas contas de luz com um sistema fotovoltaico instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural. Ao investir na tecnologia fotovoltaica para a sua propriedade, além da economia, você também valoriza o seu imóvel e contribui para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/sao-paulo-lanca-concurso-para-grandes-projetos-fv-flutuantes/’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/governo-de-sao-paulo-convoca-empresas-para-instalacao-de-novas-usinas-solares-flutuantes-na-represa-billings/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/governo-de-sao-paulo-abre-chamada-publica-para-instalacao-de-usinas-fotovoltaicas-flutuantes-no-reservatorio-billings.html’

‘https://vejasp.abril.com.br/cidades/chamamento-publico-energia-solar-billings/’

Fonte da imagem: ‘https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/usina-solar-flutuante.jpg’

Compartilhe: