Área do Cliente

Uma nova plataforma online traz informações, notícias e tendências sobre mobilidade elétrica, carregadores e painéis solares. O Rodaverde.com busca acelerar a transição para um mundo mais sustentável através da mobilidade elétrica no Brasil, como também no uso de painéis solares para geração de eletricidade 100% limpa e renovável para abastecer os veículos híbridos e totalmente elétricos. Nós da SunVolt somos parceiros do Rodaverde.com e vamos compartilhar as principais novidades do setor de mobilidade elétrica também em nosso blog.

Por que dirigir um carro elétrico traz benefícios?

Os veículos elétricos, tantos os modelos totalmente movidos a eletricidade como aqueles que possuem dois motores, um a combustão e outro elétrico, trazem diversos benefícios ao consumidor e ao meio ambiente. O site rodaverde.com elenca seis vantagens dos carros elétricos: grande economia nos custos de combustível; redução dos gastos com manutenção; ecologicamente sustentável; seguro; dirigir um veículo elétrico é divertido; e grandes benefícios à saúde da população.

Economia de combustível

O site apresenta informações comparativas entre modelos a combustão e elétricos. Por exemplo, um carro considerado econômico no Brasil por rodar cerca de 12 km/litro de gasolina em trecho urbano tem custo de R$ 0,35/km. Já veículos elétricos leves, nas mesmas condições, têm consumo médio de 0,21 quilowatt-hora (kWh) por km, o que resulta no custo de R$ 0,15/km, quase 60% mais barato. Fora que, se o consumidor investir em um sistema residencial de geração de energia solar fotovoltaica, o carregamento do veículo pode ter custo praticamente zero, sem a necessidade de carregar o veículo utilizando da eletricidade da rede elétrica tradicional.

Redução de gastos com manutenção

Os modelos elétricos têm baixo custo de manutenção, pois diversos sistemas e peças não são mais necessários – como sistemas de injeção e radiadores. Para efeito de comparação, os motores de combustão tradicionais têm mais de 200 partes móveis, frente a menos de 10 em motores elétricos, logo, há muito menos chances de desgaste e problemas em veículos elétricos.

Como as baterias são peças fundamentais aos carros elétricos, os fabricantes já oferecem garantias ao sistema que podem chegar a oito anos de cobertura, com modelos que rodam até 500 mil km com as mesmas baterias.

Ecologicamente sustentável

Os modelos totalmente elétricos não emitem dióxido de carbono (CO2). Fora que o consumidor pode utilizar fontes renováveis para recarregar as baterias dos veículos, principalmente através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado de suas residências ou aproveitar que já há eletropostos espalhados por São Paulo e Campinas – e nas rodovias que ligam as duas cidades –, como também no trajeto entre a capital paulista e o Rio de Janeiro, que também já conta com iniciativas de recarregamento de veículos elétricos.

Segurança

Os veículos elétricos têm bons níveis de segurança, pois, como não têm um grande bloco de aço – de um motor a combustão –, há maior zona de deformação em caso de colisão frontal. As baterias são inteligentes e, em caso de acidente, são desligadas em milissegundos, como também são completamente cobertas e isoladas do chassi, reduzindo riscos de curto-circuito. E, como não utilizam combustíveis fósseis, exclui-se também o risco de incêndio em caso de acidentes.

Diversão

Para quem ama dirigir, a boa notícia é que os modelos elétricos não perdem em nada em relação à aceleração, pois o torque está sempre 100% disponível, independentemente da velocidade ou rotação.

Benefícios à saúde

Além do evidente benefício da redução nas emissões de gases poluentes e agravantes do efeito estufa, os veículos elétricos também eliminam outro problema: a poluição sonora. Quem vive em grandes centros urbanos, por muitas vezes, é vítima da poluição sonora de carros, motos e caminhões, todavia, os veículos elétricos são extremamente silenciosos e alguns modelos emitem som apenas em baixa velocidade para alertar os pedestres.

Carregadores elétricos

A plataforma rodaverde.com apresenta soluções de carregamento aos modelos elétricos. O carregamento desses veículos pode ser feito diretamente pela tomada tradicional que temos em nossas casas, ou através de um carregador externo, com capacidade de recarga de 80% da bateria em menos de 30 minutos. Esses carregadores externos podem ser instalados na garagem de casa, dentro de condomínios, estacionamentos, shoppings, postos de gasolina, etc.

A tendência é que a infraestrutura de recarga para veículos elétricos se torne cada vez mais comum no Brasil, conforme os modelos ganhem espaço no mercado. Acesse o site rodaverde.com e descubra mais sobre mobilidade elétrica.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você está interessado em conhecer mais sobre mobilidade elétrica e pretende investir na tecnologia, entre em contato também conosco da SunVolt para ter o seu próprio sistema fotovoltaico instalado na sua casa, empresa ou propriedade rural. Nós somos especialistas no desenvolvimento de projetos de mini e microgeração de energia através de sistemas fotovoltaicos, oferecendo soluções completas, desde o fornecimento dos equipamentos até a instalação, homologação junto à concessionária de energia, monitoramento via internet e manutenção.

Atendemos em todo o Brasil, com presença regional em Campinas/SP, São Paulo/SP, Barretos/SP, São Sebastião/SP, Volta Redonda/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Ubá/MG, Uberlândia/MG e Palmas/TO.

Fontes: ‘https://rodaverde.com/’

‘https://rodaverde.com/carros-leves’

‘https://rodaverde.com/dirigir-carro-eletrico/beneficios-gerais’

‘https://rodaverde.com/carregadores’

‘https://rodaverde.com/paineis-solares’

Fonte da imagem: ‘https://rodaverde.com/public/css/img/marca-rodaverde-rodape.png’

Compartilhe: