Área do Cliente

O setor de energia renovável, que inclui a geração de energia solar fotovoltaica, eólica, biomassa e centrais hidrelétricas, é responsável por empregar mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. A informação foi revelada pela quinta edição do relatório Renewable Energy and Jobs – Annual Review (relatório anual de energias renováveis e empregos), lançado na 15º Reunião do Conselho da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em Abu Dhabi. Segundo o estudo, no ano passado foram criados mais de 500 mil empregos no setor de energia renovável, um acréscimo de 5,3% se comparado a 2016.

Conforme destacou o relatório, o Brasil está entre os países que mais criaram empregos na geração de energia solar fotovoltaica, eólica, biomassa e hidrelétrica. China, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão também se destacam como os maiores empregadores do mercado de energia renovável do mundo e, juntos, representam mais de 70% do total de vagas de emprego no setor de geração de energia elétrica de fontes renováveis globalmente. Para a agência, a economia global poderá criar até 28 milhões de novos empregos no setor renovável até 2050, com a “descarbonização” do sistema energético.

O relatório revela que a geração de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos, seja em grandes usinas solares ou em sistemas de micro e minigeração distribuída, continua sendo o maior empregador de todas as tecnologias de geração de energia renovável, respondendo por aproximadamente 3,4 milhões das vagas. A estimativa é que o mercado chinês responda por dois terços dos empregos na produção de energia solar fotovoltaica, equivalente a 2,2 milhões de empregos, número 13% superior em relação a 2016 no país. Ao lado dos chineses, Estados Unidos, Japão, Índia e Bangladesh são os maiores empregadores no mercado de energia solar fotovoltaica no mundo. Somados, esses cinco países correspondem por quase 90% dos empregos no setor de energia solar fotovoltaica em todo o mundo.

Brasil

Segundo a IRENA, novas instalações no mercado de aquecimento solar no Brasil registraram cerca de 42 mil postos de trabalho, sendo 27 mil da indústria transformadora e 14.500 na parte da instalação. A energia solar fotovoltaica vive amplo crescimento no Brasil, que recentemente atingiu capacidade instalada de 1 gigawatt (GW) e as previsões do setor indicam que o País pode dobrar essa capacidade ainda em 2018, com o início das operações de novas usinas fotovoltaicas.

As microusinas de geração de energia solar fotovoltaica também são responsáveis pelo crescimento dos empregos e da fonte renovável na economia brasileira. Para efeito de comparação, em 2016 o Brasil deu um salto de 407% no número de microgeradores de energia solar fotovoltaica em relação ao ano anterior, com predominância de sistemas fotovoltaicos em residências. Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País possui mais de 27 mil sistemas de micro e minigeração de energia solar, com potência instalada de quase 250 mil quilowatts (kW).

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta notícia? A energia solar fotovoltaica, além de uma fonte limpa e sustentável, também é responsável pela geração de novas vagas de emprego em todo o mundo. Se você quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica, invista em um sistema de micro ou minigeração distribuída para a sua residência, empresa ou propriedade rural e economize nas contas de luz. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades sobre o setor de energia solar no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-05/energia-renovavel-emprega-mais-de-10-milhoes-de-pessoas-no-mundo’

‘https://istoe.com.br/energia-renovavel-emprega-mais-de-10-milhoes-de-pessoas-no-mundo/’

‘https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empregos-em-energia-renovavel-atingem-103-milhoes-em-todo-o-mundo/’

‘http://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/energia-solar-cresce-407-em-um-ano-no-brasil-impulsionada-por-paineis-em-residencias/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/gd_fonte_detalhe.asp?Tipo=12’

Fonte da imagem: ‘https://correio-cdn2.cworks.cloud/fileadmin/_processed_/9/0/csm_gitel-empregos-energia_renovavel_-_divulgacao_44b27a0247.jpg’

Compartilhe: