Área do Cliente

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) lidera a geração distribuída de fonte solar fotovoltaica no estado de São Paulo, de acordo com uma reportagem do jornal Correio Popular, publicada no dia 20 de junho. Segundo a publicação, a potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica na região de Campinas registrou um crescimento de quase 5 mil por cento somente nos últimos três anos. Saltou de 423 quilowatt (kW), em 2015, para 20.603 kW no ano passado, segundo dados da Fundação Seade.

Ainda segundo a reportagem, Campinas tem um terço da potência instalada de energia renovável do estado, sendo que 29,8% são de fonte solar fotovoltaica; 2,3% de fonte hídrica; e 0,2% térmica. A região da maior cidade do interior paulista responde por 5,6% da potência total e tem 8,3% do conjunto de unidades consumidoras de geração distribuída. No levantamento da Fundação Seade, a Região Metropolitana de São Paulo ficou em segundo lugar no ranking de geração distribuída, com 10,8% da potência estadual, quase exclusivamente de matriz fotovoltaica. A capital São Paulo ocupou a segunda posição entre cidades, com 5,2% da potência (3,581 kW) e 5,3% das unidades consumidoras (509).

Esse crescimento da energia solar fotovoltaica em Campinas e região vem atraindo investimentos locais em toda região administrativa de Campinas, formada por 92 municípios. São três fábricas de painéis solares em Campinas registradas pela Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado (Piesp): a BYD, Schutten We Brazil e DYA Solar. O setor de pesquisa em centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em energia solar fotovoltaica também recebeu investimentos na região de Campinas, como o Centro de Pesquisas Fotovoltaicas, pela BYD, além de um novo laboratório para pesquisas, testes e certificação de módulos fotovoltaicos da Universidade de Campinas (Unicamp), chamado de Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos (LESF).

Já no quesito mobilidade urbana, o jornal destaca os investimentos em veículos elétricos como a construção de uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas pela BYD, além de eletropostos para abastecimento de veículos híbridos – com motores a combustão e elétrico – em diversos pontos da região e nas rodovias dos Bandeirantes e Presidente Dutra.

Energia solar ajuda geração distribuída

A energia solar fotovoltaica ajudou a modalidade de geração distribuída a ultrapassar a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada no Brasil. Somente a fonte solar corresponde por 84.380 unidades de geração distribuída, de um total de 84.692, e gera 892 megawatts (MW) de potência instalada somando sistemas de mini e microgeração distribuída. As termelétricas de geração distribuída correspondem por 165 conexões, gerando 46 MW; as pequenas centrais hidrelétricas geram 85 MW com 90 conexões; e as usinas eólicas são apenas 57, com geração de um pouco mais de 10 MW.

A geração distribuída permite que consumidores comecem a gerar a própria energia elétrica para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Esses sistemas são conectados à rede de distribuição da concessionária de energia local, na qual é injetada a produção elétrica excedente e não consumida imediatamente, gerando créditos para abatimento nas contas de luz futuras. Logo, a geração distribuída diminui os gastos do consumidor com energia elétrica, além de garantir maior segurança no fornecimento e evita perdas nas linhas de transmissão.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Campinas tem sido pioneira na implantação de sistemas fotovoltaicos no estado de São Paulo. Nós da SunVolt temos nosso escritório central em Campinas e oferecemos soluções completas para geração de energia solar fotovoltaica, seja para a sua casa, empresa e até propriedade rural, desde o projeto, fornecimento de equipamentos, instalação, homologação na distribuidora de energia, monitoramento via internet e manutenção. Aproveite todas as vantagens da energia solar e comece a economizar nas suas contas de luz.

Entre em contato conosco e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘http://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/06/campinas_e_rmc/841777-energia-solar-da-um-salto-na-regiao.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2019/06/energia-solar-1gw-geracao-distribuida/36342’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53102286/brasil-ultrapassa-1gw-em-geracao-distribuida’

Fonte da imagem: ‘https://1.bp.blogspot.com/-FoAOUNp5Ft8/WoH0zedE0nI/AAAAAAAAl5U/iNYawARp-T0Up_yNRa8AtMI1ow_XDV9ogCLcBGAs/s1600/Energia%2Bsolar372.jpg’

Compartilhe: