Área do Cliente

A rede de varejo Target ultrapassou o Walmart e se tornou a maior empresa nos Estados Unidos em capacidade solar fotovoltaica em suas operações. Essa informação é do relatório Solar Means Business 2016, encomendado pelo Instituto de Energia Solar da América (SEIA, sigla em inglês para Solar Energy Institute of America), e divulgado pela Electrek. De acordo com o estudo, a Target instalou 147 megawatts (MW) de capacidade solar em 300 lojas pelo país. Segundo o vice-presidente da empresa de varejo, John Leisen, a meta da companhia é instalar painéis solares fotovoltaicos em 500 lojas até 2020.

O Walmart manteve a liderança na geração de energia solar fotovoltaica durante os últimos quatro anos e ainda ocupa o segundo lugar, com 145 MW de capacidade solar instalados em 364 lojas. Em 2016, a empresa do mercado imobiliário norte americana Prologis ficou em terceiro lugar, com geração de 107,8 MW de energia solar. A gigante da tecnologia Apple está em quarto lugar, com 93,9 MW gerados e o prognostico aponta a companhia co-fundada por Steve Jobs como forte concorrente para atingir a liderança da geração de energia solar já no próximo ano. A lista continua com empresas como: Costco (50.7 MW), Kohl’s (50.2 MW), IKEA (44 MW), Macy’s (38.9 MW), General Growth Properties (30.2 MW) e Hartz Mountain Industries (22.7 MW).

As grandes empresas dos Estados Unidos, em regra, mais do que dobraram as instalações e capacidade solares a cada ano e devem encerrar 2016 com aproximadamente 280 MW, crescimento de 2,15 vezes comparado com 2015, com 130 MW. O Relatório da SEIA cobriu empresas em 38 estados, a capital Washington, além de Porto Rico e mostra que mais de 1.000 MW de energia solar foram injetados em quase 2.000 instalações únicas pelas empresas do país. Juntas, essas empresas geram energia suficiente para abastecer 193.000 residências a cada ano.

Grandes empresas e energia

Muitas pessoas enxergam a Apple apenas como uma gigante da tecnologia, responsável pela produção de smartphone, tablets e computadores. Entretanto, a companhia investe em energia solar fotovoltaica há tempos. Somente no ano passado foi investido US$ 850 milhões na tecnologia fotovoltaica por meio de uma parceria com um fabricante de células solares nos Estados Unidos pelos próximos 25 anos, na qual terá acesso a 130 MW do projeto California Flats Solar. A Apple afirma que o objetivo é realizar todas as operações utilizando 100% de energia provinda de fontes limpas renováveis e aponta para instalação de 4.000 MW de energia solar em suas propriedades em todo o mundo.

A gigante de comércio de eletrônicos Amazon anunciou que será construída uma nova usina eólica no oeste do Texas, com capacidade de 253 MW. Já o Google tem investido em um sistema de geração de energia solar de Ivanpah, na Califórnia, além de um projeto de mapeamento do potencial solar em telhados nos Estados Unidos.

Essas gigantes do Vale do Silício estão interessadas em energia renovável pois a eletricidade é uma das principais despesas nas empresas, portanto, diminuir esse custo é crucial para o crescimento sustentável delas. Os grandes centros de processamento de dados consomem enorme quantidade de energia de maneira ininterrupta, além da necessidade do resfriamento desses sistemas para se manter operando. A queda de preços dos equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica também representa razão para o investimento.

Fontes:

http://idgnow.com.br/internet/2016/10/24/gigante-do-varejo-target-supera-walmart-em-uso-de-energia-solar-nos-eua/

https://electrek.co/2016/10/20/target-passwes-walmart-as-top-us-corporate-installer-of-solar-power-ikea-lights-90-of-stores/

http://blog.videobes.com.br/2016/10/gigante-do-varejo-target-supera-walmart-em-uso-de-energia-solar-nos-eua.html

http://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-37655484

https://www.cnet.com/news/target-walmart-solar-panels-stores/

https://www.benzinga.com/news/16/10/8590701/target-now-has-more-solar-panels-than-any-other-corporation

Fonte da imagem:

https://flipboard.com/topic/ikea

Compartilhe: