Área do Cliente

O Projeto Sol de Minas já lançou quatro edições de seu boletim com informações relevantes sobre a geração e uso de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) do governo mineiro, o projeto faz parte do planejamento estratégico do Governo de Minas Gerais, cujo principal objetivo é alavancar a fonte fotovoltaica e manter o protagonismo do estado em relação à geração de eletricidade solar. O planejamento conta ainda com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Os objetivos específicos do Projeto Sol de Minas incluem: aumento na capacidade instalada de geração de energia elétrica (solar); fortalecimento da cadeia produtiva da geração de energia solar; aumentar a participação da fonte renovável na matriz energética do estado; e, consequentemente, reduzir as emissões de gases poluentes agravantes do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Logo, a proposta visa o aumento do número de projetos de geração de energia solar, seja de forma centralizada ou por meio de pequenas usinas instaladas em residências, empresas, prédios públicos ou propriedades rurais, através da geração distribuída.

Ainda de acordo com informações do site do governo mineiro, o Projeto Sol de Minas está comprometido em realizar o diagnóstico e a revisão da legislação de regimes tributários, em prol da simplificação de todo o processo de investimento em energia solar em Minas Gerais. Além disso, o projeto afirma que fará prospecções de investimentos no setor, como também conduzirá a elaboração de um mapa de disponibilidade de acesso à rede de transmissão e distribuição de Minas Gerais.

Boletim Sol de Minas

A última edição do Boletim Sol de Minas, publicada em 13 de maio deste ano, traz a informação de que o estado de Minas Gerais se aproxima de 1 gigawatt (GW) de capacidade instalada de energia solar na modalidade de geração distribuída. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas registrava 974,68 megawatts (MW) de capacidade solar instalada em 27 de abril, potência gerada a partir de mais de 85 mil sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída.

O pioneirismo de Minas na geração de energia solar mostra resultados. O estado corresponde, sozinho, por 18% da geração distribuída de fonte solar no País, sendo que 842 dos 853 municípios mineiros já possuem ao menos um sistema de geração de energia solar em operação. Se somadas as modalidades centralizada e distribuída, Minas Gerais, possui 1,5 GW de potência instalada, transformando-se no estado com maior capacidade solar no Brasil. Além disso, a cidade de Uberlândia segue líder em geração distribuída, com 56,74 MW.

Capacitação de gestores mineiros

O Projeto Sol de Minas pretende ainda atingir as prefeituras ao promover capacitação aos gestores municipais para que viabilizem planos de ação que incluam a fonte solar. Nos próximos dias 20 e 21 de junho estão marcados ciclos de capacitação de gestores, que contarão com palestras de órgãos de referência, como a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Banco do Nordeste.

Uma boa notícia é que será realizada uma palestra sobre financiamento, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que concederá linhas de financiamento especiais a partir do BDMG Cidades Sustentáveis.

Uma das ideias a ser apresentada é de as prefeituras se tornarem autoprodutoras de eletricidade solar a partir da instalação de usinas solares em prédios públicos como escolas e hospitais.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Minas Gerais segue sua política pública de incentivo à geração de energia solar e já colhe frutos dessa iniciativa.

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, entre contato conosco da SunVolt. Economize e fique livre dos aumentos nas contas de luz, valorize o seu imóvel, e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável e com menos emissões de poluentes.

Fontes: ‘http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/application/projetos/projeto/1079’

‘http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/assets/projetos/1079/2501a0d8225430e276cac7fb32a415c5.pdf’

‘https://www.absolar.org.br/noticia/governo-de-minas-capacita-gestores-municipais-sobre-energia-fotovoltaica/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9u-sol-pain%C3%A9is-solares-nuvens-dia-4976507/’

Compartilhe: