Área do Cliente

“Fizemos projeções para este ano que sabemos serem conservadoras, no entanto, projetamos um futuro brilhante para a energia solar no Brasil”. Isso foi o que disse o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, em entrevista ao site PV Magazine. Sauaia analisou as possibilidades da tecnologia fotovoltaica nos dois leilões de energia programados para este ano, A-4 e A-6; o desenvolvimento de projetos de compra de eletricidade solar a uma taxa determinada no País, chamados de Power Purchase Agreement (PPA); e o aumento da fonte fotovoltaica na matriz elétrica nacional.

O presidente da Absolar destacou a inclusão de projetos de geração de energia solar fotovoltaica no Leilão A-6 como forma de isonomia entre as fontes renováveis. Atualmente, a energia solar é a segunda fonte mais competitiva do Brasil e pode contribuir para reduzir o preço médio de venda da produção energética aos consumidores finais. Logo, a participação da matriz fotovoltaica no certame de longo prazo – com início de produção em seis anos – atende ao crescimento projetado da demanda por energia elétrica.

Já sobre o Leilão A-4, programado para o fim de junho, Sauaia não quis fazer projeções sobre a quantidade de energia solar fotovoltaica a ser contratada. Ele afirmou que provavelmente o governo está preocupado, pois as projeções do Estado apontam que será necessário contratar mais empreendimentos fotovoltaicos. Por ser uma fonte barata e rápida implementação, o governo poderia convocar um leilão de emergência e contratar novas usinas solares em um curto espaço de tempo, caso precise de eletricidade no ínterim entre a entrega dos projetos fotovoltaicos dos leilões A-4 e A-6.

A Absolar recomenda alocar 2 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica a cada ano na matriz energética brasileira. Todavia, a associação considera “excessivamente baixa” a ambição do governo para com a energia solar, uma vez que não teriam sido consideradas as sucessivas reduções de preço da fonte dos últimos anos para a elaboração do planejamento para 2027. Sauaia disse que, no pior dos casos, a energia solar fotovoltaica vai crescer 1 GW ao ano no Brasil.

PPAs

O presidente da Absolar afirmou que os projetos de PPAs ainda são novos no País. Tanto que a associação organizou um evento sobre o tema e reuniu 200 empresas entre geradores de energia solar, investidores, desenvolvedores e grandes consumidores de energia. A ação deu-se devido ao interesse crescente no mercado livre de energia, que atualmente representa 30% do mercado de energia elétrica no Brasil. Segundo Sauaia, há 2 GW de projetos fotovoltaicos de PPAs em negociação no mercado. Nas projeções do governo não estão inclusos os projetos de PPAs.

Hospital no Rio Grande do Sul terá sistema fotovoltaico

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, terá uma usina de geração de energia solar fotovoltaica, segundo publicação do jornal Correio do Povo. Serão instalados 189 painéis solares, com capacidade instalada de 70 quilowatts-pico (kWp). O investimento será de R$ 385 mil, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora de energia elétrica local, RGE. A economia nas contas de luz da unidade hospitalar deverá ser de quase R$ 40 mil ao ano.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite todas as vantagens da energia solar, tenha o seu próprio sistema fotovoltaico na sua casa, empresa ou propriedade rural. Ao investir em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica de mini ou microgeração, você terá painéis solares instalados no telhado da sua propriedade gerando eletricidade solar limpa e renovável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/arranhando-a-superficie-do-potencial-solar-do-brasil/’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/artigos-da-absolar/admiravel-energia-nova.html’

‘https://www.correiodopovo.com.br/notícias/cidades/hospital-municipal-de-novo-hamburgo-terá-energia-solar-1.343682’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-solar-fotovoltaica-4244774/’

Compartilhe: