Área do Cliente

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi o responsável por abrir, junto ao primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, a conferência de fundação da Aliança Solar Internacional (ISA) e lançar uma iniciativa que busca mobilizar até US$ 1 trilhão até 2030 para projetos de geração de energia solar fotovoltaica entre os países membros. A aliança conta com apoio do Banco Mundial para a iniciativa e, de acordo com Macron, será necessário o apoio da iniciativa privada para alavancar a fonte fotovoltaica no mundo.

O presidente francês discursou para delegações de 47 países que farão parte da aliança solar e a 23 chefes de Estado, durante abertura do evento em Nova Délhi, na Índia. O principal objetivo da Aliança Solar Internacional é de que as nações desenvolvidas transfiram tecnologia e financiem o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica em regiões mais carentes do mundo. De acordo com a Agência Brasil, Macron afirmou que os integrantes estão empenhados em atingir resultados concretos no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.

A França se comprometeu a destinar 600 milhões de euros para projetos fotovoltaicos por intermédio da Agência Francesa de Desenvolvimento e promete elevar a quantia reservada à cooperação a ISA para 1 bilhão de euros até 2022. A aliança para o fomento à energia solar fotovoltaica almeja reunir 121 países situados entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, que tem mais de 300 dias de luz solar ao ano no projeto, ou seja, possuem maior potencial de geração de energia solar fotovoltaica através de painéis fotovoltaicos. Até o momento, 61 nações já aderiram ao bloco e 32 ratificaram o acordo.

O primeiro ministro indiano destacou que é importante tornar a tecnologia de conversão da luz solar em eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos em algo acessível aos países mais pobres, principalmente com oferta de linhas de financiamento para geração de energia solar nesses países. O Brasil deve integrar a Aliança Solar Internacional em breve. O pedido de entrada foi encaminhado pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional no dia 26 de fevereiro deste ano e aguarda apreciação da casa.

Rastreadores solares no Brasil

A América Latina foi o maior mercado do mundo de rastreadores solares (tracker) em 2017 e o Brasil atingiu cerca de 1,5 gigawatts (GW) em remessas no ano passado. Essa informação foi revelada pelo relatório Global Solar PV Tracker Market Share and Shipments 2018, publicado pela consultoria GTM Research e divulgada pelo portal PV Magazine. As remessas globais atingiram uma potência total de 14,5 GW em 2017, um crescimento de 32% em relação a 2016.

A América Latina registrou, pela primeira vez, mais remessas de trackers do que nos Estados Unidos – segundo mercado no ano passado, depois de ter liderado o ranking por anos. Segundo um dos analistas do estudo, México e Brasil são mercados de energia solar fotovoltaica que mais crescem no mundo e cada um registrou 1,5 GW em equipamentos de rastreamento solar. Os rastreadores servem para direcionar painéis ou módulos solares para o sol. Esses dispositivos mudam a orientação ao decorrer do dia para maximizar a captura da luz solar, consequentemente, garantir maior produção de energia elétrica solar.

A previsão para 2018 é que o mercado continue a crescer. Segundo a consultoria responsável pelo levantamento, as remessas globais desses equipamentos fotovoltaicos poderiam crescer para cerca de 20 GW este ano, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou dessa novidade? Invista em um sistema de micro ou minigeração solar distribuída e gere energia elétrica limpa através de painéis fotovoltaicos instalados sobre o telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica, equipamentos, instalação, manutenção e assistência técnica para sistemas fotovoltaicos.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades e vantagens da energia solar fotovoltaica.

Fontes: ‘http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-03/presidente-frances-lanca-alianca-para-mobilizar-us-1-trilhao-para’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2018/03/11/na-india-macron-lanca-alianca-para-obter-avancos-concretos-na-energia-solar.htm’

‘https://www.greentechmedia.com/articles/read/global-solar-tracker-shipments-grow-32-in-2017-nextracker-leads-the-market#gs.e52bP=0’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/remessas-de-rastreadores-solares-no-brasil-atingiram-15-gw-em-2017/’

Fonte da imagem: ‘https://thumbor.forbes.com/thumbor/1280x868/smart/https%3A%2F%2Fblogs-images.forbes.com%2Fkenrapoza%2Ffiles%2F2014%2F06%2F7169063498_0c83762d93_b.jpg’

Compartilhe: