Área do Cliente

A Prefeitura de São Paulo quer uma Parceria Público-Privada (PPP) para a instalação de usinas de geração de energia solar fotovoltaica em prédios públicos. Por meio da Secretaria do Governo Municipal (SGM), foi publicado no Diário Oficial do Município um edital de chamamento público para instaurar o Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse (PPMI) de uma futura PPP de mini e micro centrais geradoras de energia solar fotovoltaica distribuída. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação (Secom).

O objetivo da iniciativa é receber do mercado estudos para a concepção do projeto, levando em consideração a instalação, operação e manutenção das usinas fotovoltaicas de geração distribuída. O edital ficará aberto para contribuições por 30 dias. O governo municipal estabeleceu o Programa de Metas da Prefeitura “para dar sustentabilidade ambiental à cidade” e decidiu seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser atingidas até 2030.

Assim, a futura PPP para instalação de usinas de mini e microgeração de energia solar fotovoltaica em São Paulo será uma das políticas de gestão pública que visa garantir energia limpa e renovável. A prefeitura pretende diversificar a matriz de suprimento energéticos dos prédios públicos e, consequentemente, economizar nas contas de luz das atividades do setor públicos. O valor economizado permitirá investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação, aponta a prefeitura.

Subsídios

Com a abertura do edital, São Paulo receberá subsídios técnicos da iniciativa privada e da sociedade civil. Os subsídios aceitos na etapa preliminar deverão considerar: a potência nominal do conjunto de centrais geradoras, que deverá ser suficiente para geração de, no mínimo, 50% do consumo anual da prefeitura em baixa tensão; a implantação das usinas deverá ser preferencialmente em imóveis da administração municipal; e a alocação geográfica das usinas solares deve minimizar os custos.

A escolha por usinas de mini e microgeração de energia solar fotovoltaica levou em consideração o alto potencial de geração de eletricidade solar em todo o território nacional. O índice de irradiação solar é considerado alto durante todo o ano, com aproximadamente 280 dias de sol ao ano, o que aponta o grande potencial de geração de energia solar.

Sistemas fotovoltaicos em São Paulo

De acordo com uma reportagem do site DCI, o principal obstáculo para a instalação dos sistemas fotovoltaicos nos prédios públicos da cidade de São Paulo é área dedicada às usinas solares. Segundo o professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Otavio Chase, ouvido pela reportagem, o grande desafio será a instalação dos painéis solares nos prédios públicos, pois muitos deles são cercados por outras construções, o que poderia interferir na quantidade de luz solar recebida.

Já para outra fonte ouvida pelo jornal, o professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e também membro do IEEE, Maurício Salles, o setor privado deve realizar um levantamento de como pode ser aproveitado o potencial de geração de energia solar em cada região de São Paulo. Ambos especialistas consideraram como positiva a iniciativa da prefeitura para o desenvolvimento da energia solar na capital.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O poder público também pode investir em sistemas fotovoltaicos para garantir maior eficiência energética, economia e ainda contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes e agravantes do efeito estufa. Aproveite você também todas as vantagens da energia solar e comece a gerar a sua própria eletricidade solar na sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis fotovoltaicos captando a luz do sol durante todo o dia e a transformando em energia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos, e oferecemos soluções completas desde a instalação, manutenção até assistência especializada.

Fontes: ‘https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=280233’

‘https://www.dci.com.br/dci-sp/pouco-espaco-sera-obstaculo-para-implantar-energia-solar-1.818140’

Fonte da imagem: ‘https://www.businesstimes.com.sg/sites/default/files/styles/large_popup/public/image/2015/06/12/pix170env7688.jpg?itok=CXFcVB3D’

Compartilhe: