Área do Cliente

A redução dos preços da energia solar fotovoltaica em leilões de energia nova tem sido vertiginosa. Foi isso que afirmou o presidente da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, ao analisar a grande oferta e demanda por projetos de geração fotovoltaica. “As margens são reduzidas, e é grande a diversidade de empresas e empreendedores dispostos a investir nessa fonte”, disse Barral. As informações são do portal de notícias Agência Brasil.

Dentre os principais fatores que estimularam os investimentos na fonte solar fotovoltaica, o presidente da EPE destacou o baixo risco de desenvolvimento de projetos de geração de energia solar, políticas corporativas e a capacidade de atrair capital para financiamento desses empreendimentos. Barral ressaltou que esses fatores influenciam diretamente na competitividade da fonte, que tem apresentado recordes de menor preço por quilowatt-hora (kWh) a cada participação nos leilões realizados pelo Governo Federal.

A expectativa, segundo a EPE, é que a energia solar fotovoltaica se consolide como uma das principais e mais competitivas fontes para expansão da matriz elétrica nacional nos próximos anos, conforme está indicado no Plano Decenal de Energia. Barral ressalta, porém, que nenhuma fonte de geração de energia elétrica vai resultar em uma solução de menor custo e maior segurança ao sistema de maneira isolada. “Temos que olhar para o mix, a combinação de várias fontes. A [energia] solar, sozinha, não vai dar conta de atender as necessidades energéticas do país nos próximos anos, mas se apresenta como uma das fontes que têm papel relevante nesse cenário.”

A inovação do setor fotovoltaico e as estratégias industriais foram atribuídas pelo presidente da EPE como fundamentais para o bom desempenho da fonte solar nos últimos anos. Ele apontou o setor fotovoltaico, tal qual o eólico, com resultados “surpreendente” e altamente competitivo nos leilões de energia. A reportagem ainda destaca que, a curto prazo, não há grandes projetos de hidrelétricas – principal modalidade de geração na matriz energética brasileira –, o que pode abrir espaço para outras fonte de geração de energia no País.

A EPE é uma empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Maior usina solar da América do Sul entra em operação

A maior usina de geração de energia solar fotovoltaica da América do Sul iniciou suas operações. A usina da Enel, localizada no município de São Gonçalo, no Piauí, é o maior campo de energia solar fotovoltaica de toda a América do Sul, de acordo com informações do Portal Solar. Com capacidade instalada de 475 megawatts (MW), a inauguração parcial da usina solar foi realizada com um ano de antecedência da data estabelecida pela licitação vencida pela empresa em 2017.

Quando estiver em plena operação, a potência instalada total será de 608 MW, com capacidade de gerar mais de 1.500 gigawatts-hora (GWh) ao ano, evitando a emissão de 860 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O investimento até o momento foi de R$ 1,4 bilhão.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, quando concluída, a usina vai destinar 344 MW exclusivamente para venda no mercado livre de energia, por meio de PPAs (Power Purchase Agreement) – contratos de longa duração com preço fixo para compra e venda de energia renovável – com grandes consumidores de eletricidade. Os 265 MW restantes serão destinados para o fornecimento de energia durante 20 anos às distribuidoras que operam no País.

A maior usina solar da América do Sul também é a primeira da empresa a usar módulos solares bifaciais no País. A tecnologia dos módulos bifaciais permite a captação da irradiação solar em ambos os lados dos painéis fotovoltaicos. A expectativa é que a implementação da tecnologia na usina fotovoltaica resulte em um aumento de até 18% geração de eletricidade a partir da luz do sol.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar já vem se mostrando competitiva nos últimos leilões realizados pelo governo brasileiro. Os sucessivos recordes de menor preço indicam que a fonte pode competir diretamente com combustíveis fósseis e ainda resultar em grandes avanços para o meio ambiente por ser uma fonte 100% renovável.

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída para a sua casa, empresa ou propriedade rural e tenha painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua propriedade, captando a luz do sol e transformando-a em eletricidade solar para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um mundo mais verde.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos para geração de energia solar em nossa loja online.

Fontes: ‘http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-01/reducao-do-preco-da-energia-solar-tem-sido-vertiginosa-diz-epe’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/enel-inicia-parte-da-operacao-da-maior-usina-solar-da-america-do-sul.html’

‘https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2020/01/enel-inicia-operacao-da-maior-usina-solar-da-america-do-sul.html’

‘https://canaltech.com.br/meio-ambiente/enel-inicia-operacoes-de-parque-solar-de-475-mw-no-piaui-159488/’

Fonte da imagem: ‘http://imagens.ebc.com.br/iUikUIfGAFEprwZAT70tFWkxXrE=/1140x760/smart/http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/placas_energia_solar_1.jpg?itok=-GII8Llg’

Compartilhe: