Área do Cliente

Os PPAs (Power Purchase Agreement), contratos de compra e venda de energia elétrica a longo prazo realizados entre o gerador de energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica direto com o consumidor no mercado livre de energia, registraram forte crescimento no Brasil. Segundo informações divulgadas pelo site PV Magazine, com base em um estudo da CELA (Clean Energy Latin America), o volume de eletricidade solar e eólica contratado no mercado livre de energia no Brasil cresceu 2,6 vezes entre janeiro de 2020 e março deste ano.

O estudo foi baseado em entrevistas com as maiores empresas de geração de energia renovável do Brasil, que possuem mais de 4,3 gigawatts (GW) de capacidade renovável operacional instada no Brasil. Foram analisados, segundo a publicação, 70 PPAs já acordados no Ambiente de Contratação Livre (ACL). A capacidade instalada dos empreendimentos com energia contratada no ACL é de aproximadamente 6,5 GW somados, contando com 5 GW de projetos de geração de energia solar fotovoltaica e outro 1,5 GW de geração eólica.

O estudo analisou o correspondente a 30% da capacidade operacional instalada de usinas solares e eólicas brasileiras. Segundo a CEO da CELA, Camila Ramos, “em 2020 e 2021, os setores eólico e solar fotovoltaico estão muito mais maduros e as empresas estão cada vez mais preparadas para desenvolver e negociar esses PPAs”. Ela também destaca a evolução nas condições de prazo, preço e financiamento para o crescimento do setor, gerando maior competitividade e diversificação do perfil dos compradores.

Energia solar no metrô de Fortaleza

A cidade de Fortaleza-CE vai receber o primeiro ponto de metrô com painéis fotovoltaicos instalados para geração de energia solar. Isso é o que informa uma reportagem do G1, na qual aponta que a estação de metrô Juscelino Kubitschek, no Bairro Demócrito Rocha, recebeu a instalação de 588 placas solares e está na fase final de instalação do sistema fotovoltaico, aguardando a autorização da concessionária de energia local.

A usina solar da estação de metrô vai gerar eletricidade a partir da captação da luz solar durante todo o dia e, por meio do sistema de compensação, após injetar a produção na rede elétrica, toda a produção fotovoltaica vai se tornar créditos para abatimento nas contas de luz da empresa responsável pela administração do serviço de transporte.

Segundo a matéria, a estimativa é que a produção elétrica nas estações JK, como também na Padre Cícero – que está recebendo a instalação de 294 painéis solares – seja o bastante para suprir a demanda elétrica de cerca de quatro estações do metrô de Fortaleza.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O crescimento do mercado de PPAs revela que a energia solar é altamente vantajosa aos mais diversos tipos de consumidores, principalmente ao permitir a contratação em ambiente livre, no qual o produtor elétrico negocia contratos de compra e venda, com prazo estipulado, diretamente com o consumidor.

Agora, se as suas contas de luz estão muito caras, ou se você busca um investimento que dê retorno garantido e por muitos anos, instale já um sistema fotovoltaico na sua residência, empresa ou propriedade rural e nunca mais se preocupe com as tarifas elétricas. Ao investir em uma mini ou microusina geradora de energia solar instalada no telhado ou terreno de sua propriedade, a produção elétrica gera economia de até 98% nas suas tarifas, além de valorizar o seu imóvel e diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.

Aproveite todas as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/os-ppas-assinados-no-mercado-livre-no-brasil-cresceram-26-vezes-desde-janeiro-de-2020-de-acordo-com-um-estudo/’

‘https://opetroleo.com.br/brasil-atinge-5-gw-de-ppas-solares-assinados/’

‘https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/04/27/primeira-estacao-com-energia-solar-e-instalada-no-metro-de-fortaleza.ghtml’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/no-ceara-588-placas-de-energia-solar-sao-instaladas-em-estacao-de-metro-da-capital/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-c%C3%A9lulas-solares-491702/’

Compartilhe: