Área do Cliente

O potencial de geração de energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Sul está detalhado no mais recente mapa solar dedicado ao estado. O Atlas Solar do Rio Grande do Sul apontou que a utilização de apenas 2,1% da área não urbana no estado, considerada apta para a instalação dos painéis solares, seria possível gerar uma potência de até 23 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica e produzir cerca de 34 terawatts-hora (TWh) de eletricidade solar. Esse número é equivalente à média do consumo de energia elétrica no estado registrada nos últimos sete anos, incluindo as perdas do sistema elétrico, de acordo com informações do Portal Solar. 

O mapeamento utilizou dados atmosféricos validados pelas informações obtidas por 34 estações terrestres do Instituto de Meteorologia (Inmet). O estudo é uma iniciativa da Secretaria de Minas e Energia, em parceria com instituições de ensino superior e iniciativa privada, e apresenta um mapeamento completo com o nível de irradiação solar em território gaúcho, com informações importantes para o setor ao revelar o potencial fotovoltaico do Rio Grande do Sul.  

O governo deseja aumentar o investimento na geração de energia solar fotovoltaica e, consequentemente, desenvolver a economia em torno da fonte renovável e gerar emprego e renda à população local. O documento ainda servirá como base para a elaboração de políticas públicas sustentáveis em toda a região. 

Potencial solar 

O maior potencial de geração de energia solar fotovoltaica foi registrado na região dos pampas, também conhecido como Campanha gaúcha, com produtividade média diária de 4,2 quilowatt-hora por quilowatt-pico (kWh/kWp). A região Noroeste do estado apresenta níveis semelhantes, porém, a intensa atividade agrícola acaba por limitar o aproveitamento do espaço para instalação de grandes usinas fotovoltaica, abrindo possibilidade para o aproveitamento da alta taxa de irradiação solar para geração distribuída através de sistemas de mini e microgeração. 

O Atlas Solar do Rio Grande do Sul destaca que, apesar da Região Metropolitana de Porto Alegre apresentar menor índice de irradiação comparado à região dos pampas, a produtividade média para gerar energia solar fotovoltaica ainda é superior à média de países europeus que investem em sistemas fotovoltaicos residenciais, como o caso da Alemanha. Isso significa que os consumidores que investirem em sistemas fotovoltaicos residenciais em Porto Alegre e região vão aproveitar as vantagens da energia solar para garantir economia nas contas de luz. 

O governo do Rio Grande do Sul pretende ainda construir um sistema de geração distribuída na cobertura do prédio da Secretaria da Educação no Centro Administrativo do Estado, aproveitando o potencial fotovoltaico da capital. O projeto, orçado em R$ 4,1 milhões, será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee), e pode gerar economia nas contas de luz do prédio público de até 15%. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

O que você achou desta novidade? A população do estado do Rio Grande do Sul agora tem mais motivos para investir na energia solar. Aproveite você também a luz do sol e comece a gerar a sua própria energia elétrica através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Nós somos especialistas desde o projeto até a instalação, homologação e manutenção de sistemas fotovoltaicos. 

Para saber das principais novidades do setor fotovoltaico, continue acessando o nosso site. 

Fontes: ‘https://atlassolarrs.com/’ 

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/governo-do-rio-grande-do-sul-lanca-mapa-de-investimentos-em-energia-solar-na-regiao.html’ 

‘https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2018/12/660983-mapa-apresenta-areas-com-potencial-para-receber-energia-fotovoltaica-no-estado.html’ 

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/12/governo-gaucho-lanca-o-atlas-solar-rio-grande-sul/35339#.XDNtXPZFzoo’’ 

Fonte da imagem: ‘https://extremeirony.files.wordpress.com/2015/09/cover-e1441848839799.jpg?w=1000&h=700&crop=1’

Compartilhe: