Área do Cliente

O período pós-pandemia deverá trazer grandes oportunidades ao mercado de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. Isso é o que prevê o presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk. Segundo ele, o poder público poderá usar a geração solar distribuída como ferramenta de redução de gastos com energia elétrica, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia e cria novas vagas de emprego. As informações foram divulgadas pelo Portal Solar.

“É uma oportunidade para ajudar na retomada. Somente no âmbito federal, existem milhares de prédios públicos. O governo nem precisa investir, pois há empresas com interesse em fazer parcerias”, explica Koloszuk. O exemplo do estado do Piauí foi citado pelo executivo, no qual o governo estadual promoveu projetos de Parceria Público-Privada (PPP) com objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica. “Foi feita uma PPP e o governo estadual pode reduzir a conta de luz em 20% sem gastar nada”, explicou.

O dirigente da Absolar também mencionou a capacidade de geração de empregos qualificados do mercado fotovoltaico. “Em cinco anos, a fonte gerou 130 mil empregos. Não fosse a pandemia, seriam 120 mil novos postos de trabalho só em 2020. O crescimento é exponencial. Entregamos uma série de propostas ao governo federal para que se avalie essas oportunidades”, afirmou Koloszuk.

Crescimento da fonte neste ano

O presidente do conselho de administração da Absolar acredita que o setor solar vai apresentar crescimento neste ano. Segundo ele, ainda é difícil estimar um número devido às incertezas sobre o período de restrição, mas ressalta que o setor não enfrenta problemas de fornecimento. Apesar da crise sanitária, as condições de investimentos são melhores atualmente do que na crise econômica brasileira de 2015 e 2016, quando o mercado de geração de energia solar distribuída crescia mais de 300% ao ano. “Isso não vai ocorrer agora [crescer 300% ao ano], em função das medidas de isolamento. Porém, naquele período o sistema fotovoltaico era mais caro e não havia opções de financiamento”.

Financiamento de sistemas fotovoltaicos

Mesmo com a alta do dólar, os sistemas fotovoltaicos residenciais já estão mais baratos do que há alguns anos, além da oferta de uma grande quantidade de linhas de financiamento específicas para instalação dos painéis solares. “Temos mais de 70 linhas com taxas muito reduzidas. Agora, empresas e famílias que não têm dinheiro podem se financiar em bancos privados. É importante levar essa informação para os consumidores. Em muitos casos, há o dinheiro, mas a incerteza com a crise faz com que o financiamento seja adiado. Entretanto, o consumidor pode usar essa ferramenta do financiamento”, explica Koloszuk.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A geração distribuída é a melhor forma de o consumidor reduzir os gastos com tarifas elétricas, permitindo que residências, comércios, indústrias e o setor rural tenham painéis solares gerando eletricidade a partir da luz do sol durante todo o dia para autoconsumo familiar ou de atividades profissionais. Caso a eletricidade solar produzida não seja consumida imediatamente, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos junto à distribuidora de energia local para abatimento nas contas de luz do titular do sistema.

Aproveite você também as vantagens da energia solar fotovoltaica. Invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural e economize até 98% nas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para a redução das emissões de gases poluentes. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento, ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/cenario-pos-pandemia-traz-muitas-oportunidades-para-a-energia-solar-diz-presidente-do-conselho-da-absolar.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/energia-solar-br-tem-condicoes-de-se-tornar-lideranca-mundial.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/artigos-da-absolar/energia-solar-mais-empregos-na-recuperacao-economica-do-brasil.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/comercial-solar-pv-energia-painel-3397219/’

Compartilhe: