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A fabricante chinesa de equipamentos fotovoltaicos, veículos elétricos e baterias, BYD, avalia que as iniciativas da América Latina devem impulsionar a expansão da frota elétrica no continente. Conforme publicado pelo Portal Solar, o diretor institucional da BYD Brasil, Marcello Schneider, disse que os governos locais já anunciaram seus compromissos em eletrificar suas redes de transporte coletivo. “A América Latina está estudando novos regulamentos e modelos comerciais que podem facilitar a implementação de veículos elétricos, impulsionando a transição para formas de transporte mais limpas e sustentáveis”, declarou.

Com 1.035 ônibus elétricos vendidos, a BYD corresponde por 71% do mercado de ônibus 100% elétricos na América Latina. Schneider apontou que o Chile é um exemplo promissor no continente, já que o país lidera a frota com 285 ônibus 100% elétricos. “O Chile, por exemplo, anunciou a eletrificação total de suas frotas de transporte público até 2040. A Colômbia publicou sua Estratégia Nacional Eletro Mobilidade, que estabelece a marca de 600 mil veículos elétricos até 2030. O Equador, por sua vez, anunciou que todos os novos veículos incorporados à frota de transporte público devam ser elétricos a partir de 2025”, disse.

Já no Brasil, a BYD produz ônibus elétricos para sete cidades: São Paulo, Campinas, Brasília, Bauru, Maringá, Santos e Volta Redonda. “Destacamos a cidade de São Paulo, com 15 ônibus em operação desde novembro passado, e Campinas, que desde 2018, opera com 14 veículos”, destacou o executivo.

A legislação para redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) é determinante para o impulsionamento de corredores elétricos em grandes cidades do País. Ainda segundo o diretor da BYD, os ônibus totalmente elétricos são aliados no cumprimento das metas de redução das emissões de gases poluentes. A fabricante chinesa acaba de incluir seu ônibus elétrico na linha de crédito Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), garantindo condições especiais e facilitadas para o financiamento da frota elétrica para os operadores.

100 ônibus elétricos no Brasil

A BYD Brasil anunciou em seu site que produziu o centésimo chassis de ônibus elétrico em março deste ano. Fabricados em Campinas, interior de São Paulo, a linha de produção é responsável pela montagem dos ônibus 100% elétricos D9A (piso alto), D9W (piso baixo), D7M (Midi Bus) e neste ano passará a produzir chassis para um modelo articulado de 22 metros, tanto de piso baixo, quanto de piso alto. A fábrica da BYD em Campinas tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo expandir a produção para 1.440 ao ano.

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, celebrou a marca. “Produzir 100 chassis de ônibus elétricos a bateria é algo grandioso no Brasil. A América Latina tem demonstrado em diferentes países que é possível eletrificar as frotas em busca da redução dos gases poluentes na atmosfera. No Brasil, a chegada dos ônibus a São Paulo, na maior cidade do Brasil, é um marco desta expansão”, disse.

Os benefícios dos veículos elétricos ao meio ambiente são diversos. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação, logo, ao substituí-lo por um modelo movido a eletricidade, deixarão de ser emitidos 110 toneladas de CO2 na atmosfera ao ano. Soma-se ao benefício ambiental a vantagem de os modelos serem silenciosos e econômicos, com custo operacional cerca de 70% menor se comparado a modelos movidos a diesel. Fora essas vantagens, o número menor de peças nos veículos 100% elétricos também reduz drasticamente a necessidade de manutenção, permitindo que o ônibus esteja disponível por maior tempo para uso.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O impulsionamento da mobilidade elétrica no Brasil e nos demais países da América Latina vai resultar em uma grande redução nas emissões de gases poluentes causadas pela queima dos combustíveis fósseis dos veículos tradicionais. A tecnologia de veículos híbridos e totalmente elétricos vai se beneficiar também da geração de energia solar fotovoltaica, já em grande desenvolvimento em todo o mundo. A energia solar vai permitir que o consumidor recarregue as baterias dos veículos elétricos a partir da eletricidade gerada pelos painéis fotovoltaicos residenciais.

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Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/politicas-de-implementacao-de-frotas-eletricas-devem-impulsionar-mercado-na-america-latina-avalia-byd.html’

‘http://www.byd.ind.br/noticias/byd-brasil-fabrica-o-centesimo-chassis-de-onibus-100-eletrico-a-bateria/’

‘https://www.autoindustria.com.br/2020/03/19/byd-contabiliza-o-centesimo-onibus-eletrico-produzido-no-pais/’

Fonte da imagem: ‘https://carroeletrico.info/wp-content/uploads/2016/12/onibus-campinas.jpeg’

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