Área do Cliente

O Governo do Estado do Piauí vai utilizar sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para reduzir os gastos com energia elétrica. Com objetivo de expandir a oferta de fontes renováveis de energia, a Superintendência de Parceiras e Concessões (Suparc), em parceria com a Secretaria Estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), iniciou o ano em busca de estruturar análises de viabilidade para Parceria Público-Privada (PPP) de geração de energia solar fotovoltaica. A informação foi divulgada por meio de nota do governo piauiense.

Durante a última reunião do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, foi aprovada a proposta da Seminper que trata do desenvolvimento de estudos destinados à parceria com o setor privado para implantação de usinas de micro e minigeração distribuída através de painéis fotovoltaicos instalados em repartições públicas. A ação também tem como objetivo ampliar a oferta e produção de energia elétrica por meio da fonte solar fotovoltaica e colocar o estado em melhor posição na geração alternativa de energia, visando transformar o Piauí em um modelo para produção de energia solar fotovoltaica no País.

Segundo informações do governo estadual, a PPP para instalação, operação e manutenção das miniusinas de energia solar fotovoltaica vai priorizar projetos do próprio governo, com preferência para o abastecimento a prédios públicos. A estimativa do governo é que, com esse modelo, o estado reduza em aproximadamente 20% os gastos com energia elétrica, o correspondente a mais de R$ 7 milhões ao ano. A promessa é que os recursos oriundos da economia nas contas de luz poderão ser direcionados para investimentos em outras áreas.

De acordo com a superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí, Viviane Moura, o propósito do projeto é permitir que a Administração Pública estadual possa se tornar uma geradora de energia elétrica a partir do uso do recurso natural mais abundante no Piauí, o sol, e assim consiga diminuir as despesas, podendo até, potencialmente, gerar receitas. Durante reunião entre representantes da Seminper e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foram definidos os principais pontos do plano de trabalho, além de um cronograma de ações para estruturar os estudos. Dos pontos discutidos, foram levantados os critérios para definição da localização e instalação dos painéis fotovoltaicos das miniusinas e também a forma de redução das perdas na geração de eletricidade.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A micro e minigeração solar distribuída permite gerar energia elétrica através de placas solares instaladas sobre telhados de casas, prédios ou propriedades rurais. Os painéis de silício transformam a irradiação da luz solar em energia elétrica limpa e sustentável. Você também pode gerar a própria energia elétrica em casa. Invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica e economize você também nas contas de luz. Entre em contato conosco e saiba como funciona e quais as vantagens da energia solar fotovoltaica.

Somos especialistas no desenvolvimento de projetos personalizados de geração de energia elétrica através de placas solares instaladas sobre telhados. Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www.pi.gov.br/materia/ppp/ppp-de-energia-solar-reduzira-gasto-com-energia-eletrica-4367.html’

‘http://rpiaui.com/noticias/miniusinas-de-energia-solar-vao-ser-usadas-pelo-governo/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53047610/governo-do-piaui-prepara-ppp-para-sistemas-fotovoltaicos’

‘https://www.piauiagora.com.br/noticias/governo-pretende-utilizar-energia-solar-para-reduzir-gastos-com-energia-3551.html’

Fonte da imagem: ‘https://pbs.twimg.com/media/CfaAtN3UEAA93Bj.jpg’

Compartilhe: