Área do Cliente

O estado do Piauí deverá ter sistemas de dessalinização da água do mar movidos a energia solar fotovoltaica. É o que aponta o novo plano de investimentos do Programa Água Doce (PAD), apresentado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí, no qual estão planejados 67 sistemas de dessalinização a energia solar para garantir água de qualidade para consumo humano. As informações foram divulgadas pelo site PV Magazine.

Esse programa é uma ação do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em colaboração com instituições municipais, estaduais e federais, além da sociedade civil. O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água para consumo humano, por meio do uso sustentável das águas subterrâneas. E, para garantir energia elétrica para o funcionamento dos sistemas de dessalinização, foi escolhida a fonte solar, por ser ideal para geração de energia elétrica de maneira descentralizada, por meio de painéis fotovoltaicos que captam a irradiação solar durante todo o dia e a transforma em eletricidade.

O projeto deverá ser implantado, além do estado do Piauí, nos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Sergipe. O novo plano busca investimento de R$ 97 milhões para a construção dos sistemas de dessalinização abastecidos por energia solar fotovoltaica. Fora que 30% dos sistemas já existentes ganharão sistemas fotovoltaicos para o seu funcionamento.

Escolas no Rio de Janeiro terão sistemas fotovoltaicos

Serão instalados sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em 210 escolas públicas do Rio de Janeiro. O governo carioca, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seeduc) e o Rock in Rio, criou um projeto chamado “Rock in Rio Escola Solar”, uma iniciativa para instalar módulos fotovoltaicos para geração de energia limpa nas instituições públicas de ensino. A economia de energia gerada pelos sistemas fotovoltaicos será totalmente revertida para as unidades escolares nos próximos 25 anos.

A seleção das escolas que receberão os painéis solares será feita através de um concurso de redação com o tema: a mudança começa com você. As escolas que se destacarem vão receber o projeto, e os autores das 50 melhores redações serão premiados com ingressos para a edição de 2021 do festival de música. A iniciativa deverá ainda ser ampliada para mais escolas já no próximo ano, conforme anunciou o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes.

“Geraremos uma economia imediata de 30% nas contas de luz, podendo chegar a até 50%, pois juntamente com a instalação dos painéis solares, a Seeduc trocará os equipamentos das escolas por eletrodomésticos de consumo mais baixo e, também, a iluminação atual por lâmpadas de LED. Afinal, a energia solar é uma fonte limpa e renovável, inesgotável e que utiliza a radiação solar para gerar energia elétrica”, explicou Fernandes.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar e ter o seu próprio sistema fotovoltaico na sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento. Nós somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções completas, desde o projeto, instalação, homologação junto à distribuidora de energia, monitoramento via internet, até a manutenção.

Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa gerando energia elétrica limpa e sustentável durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. As placas solares captam a irradiação solar, geram energia elétrica e, consequentemente, garantem alta economia nas suas contas de luz, além de valorizar o seu imóvel e contribuir para um meio ambiente mais sustentável.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/piaui-tera-sistemas-de-dessalinizacao-a-energia-solar/’

‘http://www.piaui.pi.gov.br/materia/emater/emater-piaui-apresenta-plano-de-r-97-milhoes-para-o-programa-agua-doce-10012.html’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/210-escolas-publicas-do-rio-de-janeiro-terao-instalacoes-fotovoltaicas/’

‘https://istoe.com.br/rock-in-rio-e-seeduc-doam-paineis-solares-para-escolas-estaduais/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/ambiente-fotovoltaicos-energia-218236/’

Compartilhe: