Área do Cliente

O estado do Piauí atingiu em maio a maior produção de energia solar fotovoltaica registrada no Brasil. A liderança em geração fotovoltaica foi revelada por dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo informações do site do Governo do Estado do Piauí, em que a potência das usinas solares instaladas em território piauiense ultrapassou a marca de 1 gigawatt-hora (GWh), atingindo 1.033,76 megawatts-hora (MWh). Em segundo lugar, o estado da Bahia possui capacidade instalada de 800 MWh, seguido por Minas Gerais, com mais de 550 MWh.

Se somadas as capacidades de geração de energia solar fotovoltaica à eólica, essas fontes renováveis foram responsáveis por cerca de 91% de toda a potência instalada do Piauí em maio, caracterizando o estado como grande gerador de eletricidade limpa e sustentável no Brasil. De acordo com informações da Aneel, a matriz energética do Piauí em maio foi de 3,71 gigawatts (GW).

Geração fotovoltaica

Conforme revela o governo do Piauí, somente a capacidade de geração de energia solar fotovoltaica – de 1 GWh em maio – é quase cinco vezes maior do que a eletricidade gerada pela usina hidrelétrica de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, que possui capacidade de geração de 237 megawatts (MW). Isso revela que, além da maior capacidade de geração, usinas fotovoltaicas ainda não sofrem com oscilações nos reservatórios, garantindo sempre a geração máxima possível. Já em capacidade eólica, Piauí alcançou a quarta colocação nacional, com 2 GW.

De acordo com a Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, a liderança na geração renovável comprova o potencial sustentável do estado. O diretor de Mineração da secretaria, Ramon Campelo, revela que ainda há usinas solares a entrar em operação, fora outras que estão em fase de planejamento ou construção. “As usinas de energia solar que estão em construção terão capacidade para gerar 215 MW e as que ainda serão construídas, terão potência de 2 GW”, afirma Campelo.

Atualmente, cinco municípios piauienses possuem usinas fotovoltaicas de geração centralizada, enquanto a fonte eólica está presente em outros nove, com a maioria localizada no semiárido.

Geração eólica

Já em relação à geração eólica, o governo informa que estão em construção usinas com capacidade somada de 500 MW, enquanto há outros 944 MW que ainda não tiveram suas obras iniciadas. As usinas solares e eólicas trazem benefícios socioeconômicos ao Piauí, desde a geração e utilização de fontes renováveis, até a geração de novas vagas de emprego na construção e manutenção das usinas, renda à população e arrecadação de impostos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O estado do Piauí já investe em políticas públicas de incentivo à geração de energia solar fotovoltaica e o resultado pode ser visto em notícias como esta. A região Nordeste brasileira possui ótimos índices de irradiação solar, ideais para o investimento em geração de energia solar fotovoltaica.

Se você quer economizar nas suas contas de luz, ficar livre dos aumentos nas tarifas elétricas, valorizar o seu imóvel, gerar a sua própria energia elétrica e ainda contribuir para um mundo mais verde e sem emissões de poluentes, invista agora em um sistema fotovoltaico para a sua residência, empresa ou propriedade rural.

Entre em contato conosco da Sunvolt e descubra como você também pode aproveitar todas as vantagens da energia solar.

Fontes: ‘https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-alcanca-a-lideranca-na-potencia-de-energia-solar-no-pais/’

‘https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2021/06/13/piaui-e-estado-brasileiro-com-maior-producao-de-energia-solar.ghtml’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/piaui-alcanca-lideranca-em-todo-o-brasil-no-mercado-de-energia-solar-fotovoltaica/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/energia-solar-energia-tecnologia-2841178/’

Compartilhe: