Área do Cliente

A Petrobrás pode investir na geração de energia solar fotovoltaica e energia eólica em breve. A estatal brasileira assinou um acordo de entendimento junto às francesas Total e Total Eren para analisar o desenvolvimento de negócios nas áreas de geração de energia elétrica através de fonte renováveis como o sol e o vento. A notícia significa, inclusive, que a Petrobrás poderá participar de futuros leilões de energia nova, realizados pelo governo federal, para novas usinas solares e eólicas de grande escala, diversificando a atividade da petroleira.

Com foco em projetos de geração de energia solar fotovoltaica e parques eólicos em terra (onshore), a Petrobrás afirmou, segundo o jornal Valor Econômico, que a parceria dilui os riscos relacionados ao negócio de geração de energia renovável no País e potenciais ganhos de escala e sinergia. Todavia, o acordo entre as empresas não possui natureza vinculante. De acordo com o diretor de Estratégia da Petrobrás, Nelson Silva, há uma exclusividade das empresas para projetos “greenfield” entre as companhias na área “onshore” eólica e solar fotovoltaica.

Em comunicado, a estatal afirma que a realização desse acordo faz parte da estratégia da Petrobras para desenvolver negócios de alto valor nos setores de geração de energia solar fotovoltaica e eólica, em parceria com grandes players globais. A petroleira disse que os esforços visam também a transição para uma matriz de baixo carbono. A Petrobras já tem quatro parques eólicos em parcerias, totalizando 104 megawatts (MW) instalados. A Total Eren possui diversos empreendimentos de geração de energia elétrica de fonte solar, eólica e hidrelétrica, que somados atingem capacidade instalada de mais de 950 MW.

Segundo Silva, ainda não há orçamento definido para a parceria de geração de eletricidade a partir de fontes renováveis, mas o setor deve ganhar maior presença no novo plano de negócios da Petrobras para o período entre 2019 e 2023, que ainda está em desenvolvimento. O foco deve ser para novos projetos de geração, embora aquisições de usinas já em operação podem ser avaliadas. O executivo da estatal descartou a participação em leilões de projetos que a Eletrobras vai colocar à venda.

Energia solar no Distrito Federal

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inaugurou uma nova usina de geração de energia solar fotovoltaica, instalada no telhado da sede da entidade. A instalação fotovoltaica para autoconsumo vai gerar até 55% da eletricidade para abastecer o edifício, o que seria equivalente ao consumo de cerca de 610 famílias. A usina tem 2.188 painéis fotovoltaicos no Centro de Gerenciamento de Água e possui 700 quilowatts-pico (kWp) de capacidade de geração.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Nós da SunVolt divulgamos as principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo. Se você gostou desta notícia, aproveite e invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica residencial e economize nas suas contas de luz. Tenha o seu próprio sistema de mini e microgeração distribuída através de painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a gerar eletricidade solar limpa e sustentável. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre as vantagens de gerar energia solar e como você pode economizar nas tarifas de luz.

Fontes: ‘https://www.valor.com.br/empresas/5648493/petrobras-assina-acordo-com-francesas-em-energia-solar-e-eolica’

‘https://www.dci.com.br/industria/petrobras-e-total-podem-criar-nova-empresa-para-investir-em-energia-solar-e-eolica-1.722620’

‘https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/07/petrobras-e-francesa-total-assinam-parceria-para-investir-em-eolica-e-solar.shtml’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/caesb-em-brasilia-inaugura-instalacao-fotovoltaica-para-autoconsumo/’

Fonte da imagem: ‘http://www.incoreinsightlytics.com/wp-content/uploads/2017/04/Commercial-Solar-Installation.jpg’

Compartilhe: