Área do Cliente

O estado de Pernambuco terá o maior empreendimento de geração de energia solar fotovoltaica do Brasil, conforme informações do Governo do Estado de Pernambuco, divulgadas pelo site PV Magazine. O parque fotovoltaico será sediado em São José do Belmonte, a cerca de 500 km da capital Recife, e será composto por sete usinas de geração de energia solar, que, somadas, terão capacidade instalada de 1,1 gigawatt (GW). O investimento previsto é da ordem de R$ 3,5 bilhões, com previsão de início das operações comerciais no começo de 2021, todavia, o pleno funcionamento da planta fotovoltaica é esperado apenas para 2022.

O acordo para instalação dos painéis solares da maior planta fotovoltaica do País foi assinado pelo governador, Paulo Câmara, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, junto à empresa responsável pela obra. O início das obras está previsto para 2021 e, nesse período, a expectativa é gerar aproximadamente mil empregos diretos. Após a conclusão da planta solar fotovoltaica, deverão ser empregados 100 funcionários na manutenção do empreendimento de geração de energia elétrica.

A planta solar será composta por sete usinas distribuídas em uma área de 2.270 hectares e, segundo o governador de Pernambuco, está de acordo com o planejamento a longo prazo do estado, apresentado ainda em 2013, quando o primeiro leilão de energia solar foi realizado no País. Câmara ainda ressaltou que o investimento é importante em um momento de dificuldade econômica do Brasil, pois vai gerar emprego e renda na região.

De acordo com Schwambach, a escolha por Pernambuco para sediar a maior usina fotovoltaica do Brasil se deve à preparação do estado para atrair novos projetos e investimento em infraestrutura. “Temos buscado ativamente empresas que queiram investir, seja para participar de leilões ou para implementar projetos voltados para o mercado livre [de energia]. Além disso, desenvolvemos o Atlas Eólico e Solar, um mapeamento feito especificamente para o investidor, que mostra o potencial de Pernambuco em gerar energia por meio de fontes renováveis. Além disso, o governo estadual tem incentivado a geração distribuída”, concluiu.

Solar e eólica vão abastecer agências bancárias

O Banco Santander anunciou que vai utilizar somente energia renovável para todas as suas operações até o ano de 2025, que inclui: prédios administrativos, unidades de atendimento e o centro de processamento de dados (Data Center) em Campinas, interior de São Paulo. A meta, divulgada na Semana Nacional do Meio Ambiente, deverá ser cumprida nas 2.286 agências do banco em todo o País até o fim de 2021.

Ao site Ambiente Energia, o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, afirmou que a iniciativa faz parte da responsabilidade socioambiental da instituição bancária. Ainda neste ano, cerca de 30% das agências já serão abastecidas por eletricidade limpa, enquanto em 2020 esse percentual deve chegar a 70%. Em Minas Gerais o índice já chega a 100%, enquanto no Rio de Janeiro já atingiu 70%. Hoje, somente 17% do consumo operacional é por fontes de energia alternativas, como solar fotovoltaica, eólica, pequenas hidrelétricas e biogás de aterros sanitários.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite você também todas as vantagens da energia solar e tenha o seu próprio sistema fotovoltaico gerando eletricidade solar durante todo o dia na sua casa, empresa e até na sua propriedade rural. Invista em um sistema de microgeração através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua propriedade, economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável e com menos emissões de gases poluentes.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/pernambuco-tera-o-maior-parque-fotovoltaico-do-brasil-de-11-gw/’

‘https://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2019/04/25/NWS,103022,10,550,ECONOMIA,2373-USINA-SOLAR-VEM-PARA-PERNAMBUCO-DEVE-GERAR-MIL-EMPREGOS-SERTAO.aspx’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2019/06/energia-solar-eolica-irao-abastecer-100-das-agencias-santander-brasil/36308’

‘https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/06/santander-brasil-diz-que-sera-100-abastecido-por-energia-renovavel-ate-2025.ghtml’

Fonte da imagem: ‘http://stroitech.kiev.ua/images/editor/sonachna_elektrostancija1.jpg’

Compartilhe: