Área do Cliente

Os pequenos negócios desejam instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para economizar nas contas de luz e diminuir custos. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso (MT), disponibilizada no fim de agosto. De 3 mil empresários que investiram em sistemas fotovoltaicos, 83,9% afirmam ter reduzido consideravelmente os gastos com as contas de luz. Durante o evento de apresentação do estudo, o Sebrae assinou um termo de cooperação com o Sicredi para estimular a energia solar em micro e pequenas empresas.

Conforme a pesquisa do Sebrae, 60% dos empresários afirmaram que pretendem investir ainda mais em fontes renováveis, e desses, 47,5% devem apostar na geração de eletricidade solar. Todavia, apenas 0,01% do total de pequenos negócios utiliza energia solar por meio de sistemas de mini ou microgeração distribuída. De acordo com a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Suênia Souza, “a inovação nos processos deve priorizar a preocupação com a preservação de recursos hídricos e energéticos. O nome disso é competitividade”.

O termo de cooperação para o Programa de Energia Solar Fotovoltaica para Pequenos Negócios, apesar de já ter sido assinada entre Sebrae e Sicredi, será lançado oficialmente no dia 18 de setembro. O documento prevê consultorias e a disponibilidade de uma linha de crédito especial às micro e pequenas empresas mato-grossenses para investimento na geração da própria energia elétrica a partir da luz do sol. O presidente da Sicredi Centro Norte, João Spenthof, afirmou que a instituição vai investir US$ 100 milhões em Mato Grosso.

Sombra de painéis solares melhora cultivo de alimentos

Culturas de alimentos à sombra de painéis solares podem gerar uma produção de frutas e vegetais duas a três vezes maior do que a agricultura convencional. Isso é o que afirmam pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, em recente estudo publicado na revista Nature, e divulgado pelo site PV Magazine. Os cientistas apresentaram os resultados obtidos no que eles chamam de sistema “agrovoltaico”, no qual foi observado como plantas de diversas culturas de tomate e pimenta cresceram sob a sombra das placas fotovoltaicas em uma terra seca.

Durante três meses do verão, foram monitoradas as condições microclimáticas, como níveis de luz, temperatura e umidade relativa do ar, como também a temperatura dos painéis solares, umidade do solo, uso da água para irrigação, função ecofisiológica da planta e produção de biomassa. O resultado aponta para um impacto positivo do sombreamento ocasionado pelas placas solares sobre a temperatura do ar, na quantidade de luz direta e demanda de água. Durante o dia, as temperaturas mantiveram-se mais frias, enquanto à noite, mais quentes, em comparação ao sistema de plantio a céu aberto.

Como já apontavam estudos anteriores sobre sistemas fotovoltaicos integrados em meio à agricultura, o desempenho dos módulos solares também foi beneficiado. Os pesquisadores observaram que o cultivo de alimentos nas instalações fotovoltaicas contribuiu para evitar o superaquecimento dos equipamentos fotovoltaicos, pois as lavouras emitem água através da transpiração, ajudando a manter a temperatura ideal de funcionamento do sistema fotovoltaico.

Os cientistas ressaltam ainda que serão necessárias mais pesquisas sobre outras culturas, como também quais serão os resultados e se a iniciativa poderá ser aplicada em outras regiões.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Os sistemas de geração de energia solar podem ser instalados em telhados de residências, micro, pequenas e grandes empresas, como também em propriedades rurais. E você pode aproveitar todas as vantagens da energia solar: garantir alta economia nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e contribuir para um meio ambiente mais sustentável. Tenha painéis solares gerando eletricidade a partir da luz do sol durante todo o dia para autoconsumo da sua atividade profissional ou família.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Somos especialistas em energia solar e oferecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento e instalação dos equipamentos fotovoltaicos, homologação junto à distribuidora de energia local, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘http://origin.sebrae.com.br/sites/asn/uf/BA/pesquisa-mostra-que-pequenos-negocios-querem-energia-limpa-e-barata,5712e196469dc610VgnVCM1000004c00210aRCRD’

‘https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Econegocio/noticia/2019/08/energia-solar-gera-economia-para-pequenos-negocios.html’

‘https://www.nature.com/articles/s41893-019-0364-5?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+natsustain%2Frss%2Fcurrent+%28Nature+Sustainability%29’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/os-cultivos-dos-alimentos-melhoram-a-sombra-dos-paineis-solares/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/sistema-fotovoltaico-solar-2742302/’

Compartilhe: