Área do Cliente

A cidade de Palmas, capital de Tocantins, é um dos destaques no uso de energia solar fotovoltaica nos últimos anos. Conforme divulgou o site Portal Solar, com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Palmas registrou crescimento de mais de seis vezes no setor de geração fotovoltaica somente nos últimos quatro anos. Assim, a capital do estado de Tocantins segue em busca do cumprimento da meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de investimento em fontes renováveis de energia até 2030.

Atualmente, todo o estado de Tocantins registra 1.116 unidades geradoras de energia solar fotovoltaica de mini e microgeração distribuída, segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para efeito de comparação, em 2016 foram instalados apenas 27 sistemas fotovoltaicos em Palmas, já neste ano, esse número já saltou para 171 sistemas geradores de energia solar na capital de Tocantins, e a tendência é de crescimento nesse número até o final do ano. Nos últimos quatro anos, Palmas totalizou 525 novas conexões fotovoltaicas, quase a metade das mini e microusinas fotovoltaicas de todo o estado.

Parte desse crescimento é resultado do Programa Palmas Solar que, desde 2016, já atendeu a 236 consumidores que aderiram à iniciativa e instalaram um sistema de geração de energia elétrica através de painéis solares em suas casas, empresas ou propriedades rurais. Somados, a potência instalada dos sistemas de geração solar distribuída chega a mais de 2,5 megawatts-pico (MWp), correspondendo a mais da metade da capacidade fotovoltaica de Palmas.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres), Jean Ávila Miranda, Palmas cumpre a meta de investir em fontes limpas e renováveis. “Desta forma, cumprimos com os objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU de até 2030 criar mecanismos para assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e de baixo custo à energia renováveis para todos”, afirma. Ele ressalta ainda que, mesmo com os custos de instalação dos sistemas fotovoltaicos, a economia nas contas de luz atrai o consumidor pela tecnologia.

Benefícios de gerar energia solar em Palmas

A partir da Lei Palmas Solar (Lei Complementar nº 327/2015), o município oferece incentivos e benefícios fiscais aos consumidores que investirem na geração de energia solar fotovoltaica em residências, comércios ou indústrias. O programa oferece isenção de até 80% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por cinco anos, assim como descontos no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), na primeira transferência de imóvel. Outro benefício ao consumidor que usa energia solar em Palmas é a redução de 60% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e até 25% da outorga onerosa.

Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos até o ano passado em serviços e projetos de geração de energia solar fotovoltaica a partir do Programa Palmas Solar.

Prestador de serviço local

Um dos requisitos para aproveitar os benefícios do Palmas Solar é a contratação de prestadores de serviço locais, forma de estimular o crescimento do setor na região. Nós da SunVolt temos representação regional em Palmas e oferecemos soluções completas para geração de energia através da captação da luz do sol, desde o projeto, fornecimento de equipamentos, instalação, até a homologação na distribuidora, monitoramento via internet e manutenção.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar fotovoltaica e economizar nas suas contas de luz, entre em contato conosco e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico. Ao investir em um sistema fotovoltaico, você garante economia de até 98% nas suas contas de luz, com retorno do investimento entre cinco a sete anos, além de valorizar o seu imóvel e contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes.

Continue acessando também o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/palmas-se-destaca-no-uso-da-energia-solar-fotovoltaica.html’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/cresce-procura-por-energia-solar-entre-os-consumidores-do-tocantins.html’

‘https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/energias-sustentaveis/noticia/1506947/palmas-solar-movimentou-mais-de-r-25-milhoes-na-capital-em-dois-anos/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/sistema-solar-telhado-2939551/’

Compartilhe: