Área do Cliente

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um ônibus elétrico para transportar alunos, docentes e funcionários dentro do campus em Barão Geraldo. Segundo informações divulgadas pela própria universidade e pelo portal G1, o veículo elétrico já está em circulação, sendo considerado um “laboratório vivo”, e passa a compor a frota de circulares internos da Diretoria de Serviços de Transporte (Unitransp). O projeto foi financiado pela distribuidora de energia de Campinas, a CPFL Energia, e produzido em parceria com a fabricante de equipamentos fotovoltaicos e veículos elétricos BYD de Campinas.

O ônibus elétrico será abastecido com energia elétrica de fonte solar fotovoltaica produzida dentro do próprio campus da Unicamp e possui autonomia de 250 quilômetros, com aproximadamente 4 horas de carga, segundo a instituição de ensino. O projeto de desenvolvimento tem valor estimado em R$ 3,4 milhões, sendo que o veículo conta com carroceria de piso baixo, três portas e sistema completo de acessibilidade, com espaço destinado ao acesso a passageiros cadeirantes. A expectativa é que o ônibus elétrico atenda a comunidade universitária em até três turnos.

O lançamento do veículo elétrico faz parte do projeto Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica – com objetivo de desenvolver conhecimentos e melhorar a eficiência do transporte coletivo –, uma das iniciativas do Projeto Campus Sustentável. O ônibus possui uma câmera com capacidade de verificar o número de passageiros, como também um sistema de monitoramento que fornece informações como temperatura e pressão durante as viagens. De acordo com o coordenador do projeto, Madson Cortes, "com base nessas informações, é possível a gente monitorar o comportamento do ônibus e, através desses dados, desenvolver técnicas e métodos matemáticos que nos mostrem como fazer o transporte mais eficiente".

A usina de energia solar fotovoltaica responsável pela geração de eletricidade para abastecimento do veículo está localizada no telhado do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. As unidades fotovoltaicas instaladas na Unicamp têm capacidade instalada de 534 quilowatts-pico (kWp), o que permite a operação do ônibus elétrico sem a necessidade de recorrer a outras fontes. "A bateria do nosso ônibus elétrico tem capacidade de 324 kWh. Com a energia fotovoltaica gerada no campus, seria possível abastecer uma frota de circulares internos composta exclusivamente por ônibus elétricos com uma recarga completa todos os dias úteis do ano. Com isso, seria possível eliminar completamente o consumo de combustíveis fósseis nos circulares internos do campus", explica Cortes.

Shell investe em energia solar em Minas Gerais

A petrolífera Shell registrou novos pedidos de outorga para instalação de usinas fotovoltaicas com 511 megawatts (MW) de capacidade. De acordo com informações do site EPBR, a empresa do setor de combustíveis fósseis soma agora 24 pedidos de instalação de usinas de geração de energia solar fotovoltaica, com potência instalada somada de 1,128 gigawatts (GW) no estado de Minas Gerais. Todas as usinas solares da Shell são para produção independente.

 A empresa registrou na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o pedido de 11 novos empreendimentos no município de Arinos, em Minas Gerais. Esse novo pedido de outorga prevê a construção do complexo solar Draco, com 10 usinas de 48,7 MW e uma de 24 MW. A Shell já tinha registrado outras usinas nos municípios de Várzea da Palma e Brasilândia de Minas. Dessa forma, o estado de Minas Gerais está se consolidando como principal aposta da petrolífera para geração de energia solar fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica SunVolt

Por ser uma fonte limpa e 100% renovável, a energia solar é ideal para abastecimento de veículos elétricos. Assim, a redução das emissões de gases poluentes é maximizada, possibilitando melhor qualidade do ar e ambientes mais verdes.

Se você também quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e não se preocupe mais com energia elétrica. Se você possui um veículo híbrido ou elétrico, pode ainda aproveitar a geração de energia solar para abastecê-lo.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/09/15/onibus-eletrico-comeca-circular-na-unicamp’

‘https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/09/15/laboratorio-vivo-unicamp-desenvolve-onibus-eletrico-sustentavel-e-tecnologico.ghtml’

‘https://epbr.com.br/shell-supera-11-gw-em-outorgas-de-energia-solar-fotovoltaica-em-minas-gerais/’

‘https://canalsolar.com.br/noticias/item/971-shell-supera-1-1-gw-em-outorgas-de-energia-fotovoltaica-em-mg’

Fonte da imagem: ‘https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/inline-images/Man_20200915_onibus_eletrico_div_interna.jpg’

Compartilhe: