Área do Cliente

A nova capacidade instalada de energia solar fotovoltaica deve atingir 181 gigawatts (GW) neste ano. Isso é o que aponta uma pesquisa da consultoria de mercado da IHS Markit, do Reino Unido, divulgada pelo site PV Magazine. A instituição aumentou a projeção para este ano, saltando de 158 GW previstos anteriormente para os atuais 181 GW, 14% a mais do que o primeiro prognóstico, mostrando certo otimismo para a fonte fotovoltaica em 2021.

O estudo aponta ainda um crescimento de 27% em relação a 2020, caracterizado pelos analistas como um cenário de forte demanda, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia devido aos aumentos nos custos dos módulos e logística e maiores prazos. Conforme explica o gerente de pesquisa de tecnologia de energia limpa da IHS Markit, Josefin Berg, “os principais fabricantes de módulos esgotaram seus estoques na primeira metade do ano”.

“Ainda não há sinal de queda nos preços para os embarques de julho, a capacidade de fabricação continua suficiente e nenhum grande gargalo de material surgiu para alterar nossa previsão de 181 GW em instalações solares fotovoltaicas globais”, afirma Berg. Ainda segundo a matéria, os valores crescentes de polissilício, cobre e aço devem ajudar a manter os preços atuais dos módulos fotovoltaicos, porém, o preço do vidro possa começar a cair já a partir deste segundo trimestre.

A China deve aumentar a demanda por equipamentos fotovoltaicos a partir de maio, e o mercado internacional também poderá seguir essa tendência. A previsão é que a China volte a ser o maior mercado fotovoltaico do mundo, com aproximadamente 60 GW de energia solar fotovoltaica adicionada. Segundo a consultoria de mercado, a cadeia de fornecimento de energia solar fotovoltaica está entrando em uma nova fase de consolidação da tecnologia

Brasil e Chile lideram investimentos na América Latina

Brasil e Chile dominaram os investimentos em energias renováveis na América Latina, segundo relatório Renewables in Cities 2021 Global Status Report, da Rede de Política de Energia Renovável para o Século XXI (REN21), divulgado no site da PV Magazine. A capacidade de energia renovável cresceu em toda América Latina, com aumento de 43% em 2019 para um recorde de US$ 18,5 bilhões. O Brasil dominou o investimento em renováveis, com 74% a mais (US$ 6,5 bilhões), seguido por Chile, México e Argentina.

O relatório destaca os investimentos em parcerias público-privadas (PPPs), PPAs (Power Purchase Agreement) – um acordo de compra e venda de energia elétrica de longo prazo entre produtor e consumidor – e concessões de financiamento de desenvolvimento. As PPPs, por exemplo, têm sido amplamente usadas na América Latina para financiar projetos de geração distribuída, conforme o relatório.

A reportagem destaca ainda diversos projetos de geração distribuída bem-sucedidos na América Latina, bem como a importância dos bancos nacionais de fomento para impulsionar a geração renovável na região.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A geração de energia solar fotovoltaica segue quebrando recordes nos últimos anos e aumentando cada vez mais sua capacidade instalada em todo o mundo. A fonte já é extremamente competitiva em todos os aspectos, além de ser renovável e altamente sustentável. Outra vantagem da energia solar é permitir que qualquer pessoa tenha painéis solares instalados no telhado ou terreno de sua residência, empresa ou propriedade rural. Dessa forma, o sistema fotovoltaico capta a irradiação solar durante todo o dia e a transforma em eletricidade para autoconsumo local.

Não perca tempo, invista você também em um sistema fotovoltaico, economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para a diminuição das emissões de poluentes na atmosfera. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/ihs-markit-espera-181-gw-de-nova-capacidade-fotovoltaica-para-este-ano/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/brasil-e-chile-lideram-investimentos-em-energias-renovaveis-na-america-latina/’

‘https://www.reuters.com/article/us-solar-capacity/new-global-solar-pv-installations-to-increase-27-to-record-181-gw-this-year-ihs-markit-idUSKBN2BL294’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/aerial-photography-of-blue-solar-panels-1599819/’

Compartilhe: