Área do Cliente

A região Nordeste do Brasil foi responsável pela quebra de mais um recorde de geração instantânea de energia solar fotovoltaica, o quarto já em 2020. No último dia 14 de fevereiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou que a fonte fotovoltaica foi responsável por 11% do total gerado na região, com pico de 1.330 megawatts (MW), às 13h52. Essa é a quarta vez que o Nordeste quebra o recorde de geração fotovoltaica apenas neste ano. Os recordes anteriores foram de 1.232 MW, 1.257 MW e 1.325 MW, registrados nos dias 16 de janeiro, 10 e 11 de fevereiro, respectivamente.

Segundo informações do jornal O Globo, o fator de capacidade registrado foi de 97,5%, isso significa quanto tempo o sistema ficou em funcionamento, gerando eletricidade solar, sem interrupção. Conforme já informamos aqui no blog da SunVolt Energia Solar, a região Nordeste tem apresentado crescimento expressivo em potência instalada de usinas de geração de energia solar fotovoltaica. Com a redução de custos e os preços por megawatt-hora (MWh) cada vez mais competitivos e, muitas vezes, mais baratos do que fontes fósseis, a fonte renovável tornou-se uma opção viável para geração de energia elétrica na região.

O presidente Jair Bolsonaro, em publicação no Twitter, celebrou a marca e relacionou a não taxação da energia solar com o recorde atingido na região. O presidente ainda sinalizou que a fonte fotovoltaica deve ter um grande futuro no País. “Ainda há muito para percorrer, contudo, a direção é certa!”, publicou Bolsonaro.

O Nordeste soma 54 usinas solares de grande porte em operação, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A região já se prepara para receber novas usinas que, quando finalizadas, vão triplicar a capacidade de geração de energia solar na região. Por esse fator, a região Nordeste segue quebrando recordes seguidos, em curto espaço de tempo, e possibilita ao consumidor nordestino utilizar energia elétrica totalmente sustentável, gerada através da luz do sol.

BB vai inaugurar usina solar em Minas Gerais

O Banco do Brasil (BB) vai inaugurar no próximo dia 12 de março uma usina solar na cidade de Porteirinha, em Minas Gerais. Esse será o primeiro projeto fotovoltaico da instituição bancária a fornecer eletricidade para as atividades do banco. A previsão inicial era de inaugurar a usina ainda neste mês, todavia, as fortes chuvas que provocaram enchentes em Minas Gerais obrigaram a adiar para o próximo mês o início das operações. Segundo informações do site PV Magazine, o BB espera reduzir suas contas de luz em cerca de R$ 56 milhões nos próximos 15 anos.

O BB planeja ainda outras seis usinas solares no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Ceará e Bahia. Quando concluídas, as usinas vão gerar eletricidade solar equivalente ao consumo médio de 13.300 residências. O banco abriu licitação para aluguel de usinas solares no início deste ano. O planejamento da instituição é comprar ou gerar energia solar para abastecer 122 agências na Bahia e 33 agências no Ceará pelos próximos 15 anos.

Energia Solar Fotovoltaica Sunvolt

O potencial de geração de energia solar da região Nordeste é enorme, com altos índices de irradiação solar durante o ano todo, possibilitando a geração fotovoltaica com alta eficiência. Se você gostou destas novidades e está interessado em gerar a sua própria energia elétrica e economizar até 98% nas suas contas de luz, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, gerando energia elétrica solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para geração fotovoltaica.

Fontes: ‘https://oglobo.globo.com/economia/geracao-de-energia-solar-bate-novo-recorde-no-nordeste-24253785’

‘https://www.opetroleo.com.br/nordeste-bate-o-quarto-recorde-em-2020-com-1-330-mw-de-pico-de-energia-solar/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53127118/nordeste-bate-recorde-de-geracao-solar-pela-3a-vez-em-cinco-dias’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/2020/02/20/banco-do-brasil-a-punto-de-inaugurar-su-primera-planta-fotovoltaica-de-gd/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solar-energia-sol-renov%C3%A1veis-4787800/’

Compartilhe: