Área do Cliente

A fonte de energia proveniente da luz do sol – solar fotovoltaica – tem assumido um papel de destaque na transição energética, segundo artigo do Portal Solar. A energia solar tem mudado a forma de o consumidor brasileiro de consumir eletricidade, além de possibilitá-lo, pela primeira vez e de maneira simples, gerar a própria energia através de um sistema fotovoltaico instalado no telhado de sua propriedade. Com pequenos painéis solares, a irradiação solar é captada e transformada em energia elétrica limpa e renovável para autoconsumo local.

De todos os sistemas de geração distribuída, de mini e microgeração, nos quais qualquer pessoa pode gerar energia elétrica e, portanto, economizar nas contas de luz e ficar livre dos aumentos sucessivos nas tarifas elétricas, mais de 99% são de geração de energia solar fotovoltaica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Apesar da matriz energética brasileira já ser predominantemente renovável, por causa da base hidrelétrica, a ampliação da capacidade de geração na matriz elétrica nacional se dá com importante contribuição da fonte solar fotovoltaica e da energia eólica.

Em meio a propostas de mudanças na regulamentação da geração distribuída no País, a modalidade de geração de energia tem crescido como nunca. Após superar a marca histórica de 1 gigawatt (GW) de capacidade instalada, atualmente esse número já ultrapassa os 1,3 GW de capacidade, segundo a Aneel. Ao todo, são 119.558 unidades consumidoras com sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída gerando eletricidade solar durante todo o dia, enquanto o que não for utilizado imediatamente é injetado na rede elétrica e se transforma em créditos para abatimento nas contas de luz posteriores.

Aproveitando outra vantagem da geração distribuída, esses quase 120 mil sistemas de geração de energia solar geram créditos para 150.337 unidades consumidoras, pois o titular do sistema fotovoltaico pode abater os créditos em outras propriedades que ele possua. Dessa forma, a energia solar tem tomado o protagonismo na transição energética no Brasil, permitindo que o consumidor não fique preso ao sistema elétrico tradicional.

Usinas fotovoltaicas de grande porte

Outra forma de geração de energia que está em amplo crescimento no País é a geração centralizada, na qual grandes usinas fotovoltaicas geram eletricidade a partir da luz do sol. Recentemente, a fabricante de painéis solares Canadian Solar anunciou que ganhou três projetos solares com potência total de 393,7 megawatts (MW). Dois desses projetos, em Pernambuco e no Ceará, de potência instalada de 190,5 MW e 76,2 MW, respectivamente, venderão energia solar diretamente à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A construção das usinas fotovoltaicas deverá começar em 2021, com conclusão prevista para o final de 2022. Como a fabricante têm produção dos equipamentos solares aqui no País, na sua fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo, os projetos solares que a contrataram podem utilizar de financiamento especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste (BNB).

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar traz diversos benefícios a quem investe na tecnologia, como a alta economia nas contas de luz, valorização do imóvel e a diminuição das emissões de gases poluentes. Se você quer aproveitar todas essas vantagens da energia solar, invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Nosso escritório central está localizado em Campinas, e também temos representantes regionais em São Paulo, Araras, Barretos e São Sebastião no estado de São Paulo; Volta Redonda e Rio de Janeiro no estado do Rio; Belo Horizonte e Ubá, em Minas Gerais; Primavera do Leste, em Mato Grosso; Cascavel, no Paraná; e Palmas, Tocantins.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-e-protagonista-da-transicao-energetica-no-brasil.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Modalidade.asp’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/canadian-solar-ganha-3937-mw-fotovoltaicos-em-dois-leiloes-privados-no-brasil/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-usina-de-energia-solar-4525178/’

Compartilhe: