Área do Cliente

O município de Várzea da Palma, localizado ao norte do estado de Minas Gerais, lidera o ranking nacional de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica. Segundo informações do Portal Solar, um mapeamento exclusivo feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou a cidade mineira com potência instalada de 11,8 megawatts (MW), o que representa 2,4% da capacidade instalada total de geração solar distribuída no País.

O estado de Minas Gerais é apontado pelo estudo como a região com maior número de sistemas de mini e microgeração distribuída e em potência instalada de energia solar fotovoltaica na modalidade. Levando em consideração dados do final de 2018, Minas Gerais somava aproximadamente 109,5 MW de potência instalada por mini e microgeradores de energia elétrica, que investiram em sistemas fotovoltaicos e geram eletricidade solar a partir da captação da irradiação solar pelos painéis fotovoltaicos. Esse montante representa 21,8% de toda a capacidade instalada de energia solar de geração distribuída no País.

Dentre os 10 municípios brasileiros com maior potência fotovoltaica instalada de sistemas de mini e microgeração distribuída, Minas Gerais tem cinco representantes: Várzea de Palma, em primeiro lugar; Uberlândia, em quarto lugar, com 9 MW de potência instalada, representando 1,8% do total nacional; Buritizeiro, em quinto lugar, com 8,7 MW, e 1,7% do total; a capital Belo Horizonte aparece em oitavo lugar, com 4,8 MW, e 0,9%; e o município de Jaíba, em décimo lugar, com 4,4 MW, e 0,9% do total nacional.

Completam o ranking, a cidade do Rio de Janeiro (RJ), em segundo lugar, com 10 MW, e 2% da capacidade instalada nacional de geração solar distribuída; Brasília (DF), em terceiro, com 9,4 MW de potência, e 1,9% do total; Fortaleza (CE), em sexto, com 7,5 MW, e 1,5%; seguida por Santa Cruz do Sul (RS), em sétimo, com 7,3 MW, e 1,4%; e, em nono lugar, o município de Petrolina (PE), com 4,6 MW instalados, e 0,9% da potência instalada solar nacional. No âmbito estadual, Minas Gerais segue líder em potência instalada, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 78 MW, e 15,7% do total nacional, e São Paulo, com 61,2 MW, e 12,2% de toda a capacidade de geração fotovoltaica.

Absolar propõe medidas ao governador do Piauí

Visando o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Brasil, a Absolar apresentou ao governador do Piauí, Wellington Dias, a recomendação de estruturação de um programa estadual, chamado de Programa Piauí Solar, dedicado ao fomento da fonte solar na região. A proposta foi entregue durante um evento de lançamento de uma parceria Público-Privada (PPP) de geração de energia solar fotovoltaica no estado, que prevê a instalação de oito miniusinas fotovoltaicas.

O projeto recomenda um conjunto de medidas de rápida implantação, visando acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Piauí. O plano de ações inclui: estabelecimento de metas públicas e privadas; incorporação da tecnologia fotovoltaica na habitação popular; ampliação do acesso a linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas financiarem os sistemas fotovoltaicos; a equiparação tributária com incentivos já existentes em Minas Gerais; o aprimoramento do licenciamento ambiental; e uma campanha de conscientização pelos benefícios da geração de energia solar fotovoltaica em casas, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Investir em um sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica é garantia de alta economia nas contas de luz, ao mesmo tempo em que o imóvel é valorizado. Aproveite as vantagens da energia solar e tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, gerando energia elétrica durante todo o dia a partir da luz do sol. Se você é de Minas Gerais, entre em contato com um de nossos representantes regionais, localizados em Belo Horizonte e Ubá, e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Continue acompanhando o nosso site e saiba das principais novidades sobre energia solar fotovoltaica, geração distribuída, painéis fotovoltaicos e muito mais.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/geracao-distribuida/cidade-mineira-do-interior-lidera-ranking-nacional-de-geracao-solar-distribuida.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/absolar-propoe-programa-solar-fotovoltaico-ao-governador-do-piaui.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/photos/solar-panel-array-roof-home-house-1591358/’

Compartilhe: